segunda-feira, 2 de maio de 2011

Circuito Repelente de Mosquitos

O principio dos repelentes eletrônicos baseiam-se na produção de sons que incomodam os animais e principalmente os insetos. Este tipo de som pode estar fora das faixas audíveis para os humanos que está entre 20Hz a 20Khz. Para verificarmos algumas das ondas sonoras podemos usar este software, alguns computadores têm piezo elétricos capazes de produzir alguns ultra-sons. Teoricamente os mosquitos são afastados por frequências entre os 17Khz e 18KHz e a maior parte dos computadores conseguem gerar essas frequências. Mas um computador não pode ser adequado para ser utilizado como um espanta pernilongos então o circuito abaixo apresenta uma possível solução.


Circuito

Este é um circuito muito simples que pode ter eficácia em algumas espécies e em outras não, mesmo dentro da mesma espécie alguns animais são afectados outros não. Basicamente, a ressonância de frequências ultra-sônicas incomoda muitas espécies diferentes. Variando a frequência com a espécie de pernilongo, um circuito de ultra-som pode espantar desde mosquitos, pernilongos a morcegos. É importante ficar atento com os animais domésticos pois, alguns podem ser espantados, principalmente aqueles mais sensíveis a frequências elevadas (cães, gatos, algumas aves).

A utilização de ultra-sons pode também atrair animais, fique atento ao seu circuito, pode querer espantar mosquitos e atrair os cães dos vizinhos. Um outro circuito mais complexo mas também mais eficaz permite variar e ajustar a frequência, permitindo detectar se realmente repele determinada espécie de animal. Veja abaixo um circuito mais elaborado e potente.

O circuito tem como base de funcionamento o transdutor piezo, este transdutor pode ser obtido, em celulares ou telefones fixos. No entanto, é importante que o transdutor consiga oscilar em uma frequência ultra sônica. Este erro leva ao não funcionamento de todo o circuito que deixa de ser eficaz. O circuito oscila mas não produz ultra sons. Pode-se utilizar um tweeter de boa qualidade e alguns dos tweeters do mercado produzem frequências muito além das frequências sonoras audíveis.

Efeitos dos ultra-sons

Propagação e potência dos ultra sons

Embora em potências reduzidas os ultra-sons não afetem o ser humano as potências elevadas podem. Não amplifique em demasia o circuito. Uma outra questão que se coloca é a propagação dos ultra-sons em relação a obstáculos, uma vez que as potências são reduzidas os obstáculos impedem a propagação dos ultra-sons. Veja a figura abaixo ilustrando o fenômeno.


A que frequências os animais reagem ?
Mais uma vez não existem estudos que indiquem valores rigorosos mas alguns deles apontam para estes valores.

  • Homem: 64 23,000 Hz
  • Cão: 67 a 45,000 Hz
  • Gato: 45 a 64,000 Hz
  • Morcego: 1,000 a 100,000 Hz
  • Golfinho: acima de 150,000 Hz
  • Mosquitos: 17Khz a 18Khz
  • Ratos: 1000 a 91,000 Hz
Fonte: Eletrónica