domingo, 20 de novembro de 2011

Amplificador de Áudio de 300W Discreto

O circuito da figura abaixo representa um amplificador de áudio de 300W discreto, ou seja, é todo construído utilizando somente transistores.Os transistores utilizados são os: TIP147, TIP142 e TIP41 para a etapa de potência e um conjunto de 2 transistores 2A258 ou BC 558 como drivers. A configuração abaixo contempla uma entrada estéreo. Mas nada impede de reduzir o circuito pela metade e utilizar como um amplificador mono. Nesta última configuração o circuito vai operar até no máximo com 150W.

É importante também utilizar uma boa fonte. É necessário que esta consiga produzir uma corrente de 10A. Além disso, os transistores devem ser dotados de radiadores de calor bem grandes.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Circuito Alarme Residencial

O Circuito Alarme Residencial apresentado na figura abaixo é bem simples de montar e tem um conjunto de componentes que não são complicados de serem encontrados. O principal tipo de componente utilizado é o transistor e estes são de uso geral e de média potência. Neste circuito alarme residencial existe um arranjo que permite a conexão de vários sensores e ainda possui um temporizador que determina o tempo de acionamento da sirene. A esta última etapa está associado o transistor BC338 e a rede de temporização formada por capacitor de resistor.

O relé usado pode ser de qualquer tipo com alimentação de 12V com dois contatos reversíveis. A saída pode acionar diversos tipos de carga: Sirene, Lâmpadas, etc. A fonte é um carregador de bateria que mantém uma beteria de carro em estado de carga permanente. Esta configuração de alimentação permite que o circuito alarme residencial continue funcionando mesmo com falta no fornecimento de energia da rede elétrica.


Não deixe de comentar caso haja alguma dúvida na montagem ou no circuito deste diagrama.

Circuito Alarme com 4 sensores

O Circuito Alarme mostrado no esquema da figura abaixo é muito fácil de montar e não exige uma grande quantidade de componentes. O componente principal do Circuito Alarme é apenas um chip LM556, NE556. A saída do circuito pode ser conectada a uma sirene de uma potência bem alta, visto que há um relé atuando como driver. Neste circuito, o alarme ligará de acordo com a seguinte descrição de comportamento:

  1. Quando há luz em LDR1 (à entrada para as instalações).
  2. Quando não há luz em LDR2.
  3. Quando os switches das portas são abertos ou um fio está quebrado.
  4. Quando um cabo é tocado.
Assim, temos que LDR1 deve ser colocado na escuridão. O LDR2 pode ser colocado perpendicularmente em um corredor e este deve ser iluminado por uma fonte de luz (Laser ou luz focada). Como resultado, quando houver interrupção da luz, há uma queda de tensão em LDR2 e o pino 8 do CI1 baixa e isso dispara o transistor T2 que fecha o contato do relé. A sensibilidade de LDR2 pode ser ajustada a partir de VR2.
Eventualmente, pode ser que o ambiente esteja contaminado por interferências. Caso o alarme tenha um falso disparo ajuste VR3.

sábado, 5 de novembro de 2011

Teste USB

O Teste USB é um circuito de grande utilidade para pessoas que utilizam computadores desconhecidos. A questão é que não se sabe se a montagem de um computador foi bem feita e, eventualmente, a porta USB pode estar ligada de maneira incorreta. Assim, ao ligar um Pendrive ou outro equipamento USB no conector do computador este pode se queimar.

O projeto do Teste USB pode ser montado de acordo com o esquema apresentado na figura abaixo. Este circuito permite identificar se a porta está conectada incorretamente e isso poderá salvar o equipamento que estava destinado a ligar em uma possível porta conectada incorretamente. Este dispositivo também é muito útil para os profissionais que montam computadores visto que o erro pode ser verificado após a montagem ou quando alguma máquina chega para a manutenção.

Outra vantagem do Teste USB é que trata-se de um dispositivo montado com componentes simples e de fácil acesso. Todos os materiais necessários para compor o sistema podem ser encontrados em qualquer loja de eletrônica.
Lista de Material
1 - Conector USB macho
2 - Placa padrão matriz de pontos.
3 - Led Vermelho
4 - Led Amarelo
5 - Led Verde
6 - 3 Resistores 1/8W 1kohm

Funcionamento do circuito
O funcionamento do circuito é simples. O led vermelho indica que houve inversão da polaridade na alimentação do plug USB. O Led amarelho indica uma troca da linha de dados do plug USB. O Led verde indica que as conexões estão certas.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Datasheet do LM555, SE555 ou NE555

O LM555, SE555, NE555 ou apenas 555 é um circuito integrado utilizado em uma variedade de aplicações como temporizador ou multivibrador. Você pode encontrar informações importantes no datasheet deste circuito integrado. No datasheet existem informações sobre as diversas maneiras as quais o LM555 pode ser ligado que resultam em diferentes comportamentos. Veja o chip na figura abaixo:

Clique AQUI para baixar o datasheet.

Circuito Alarme de Passagem

O esquema do circuito da figura abaixo é de um alarme que utiliza dois tipos de sensores. Um sensor é do tipo reed-switch e o outro sensor é por infravermelho. Se o sensor magnético for aberto, não haverá acionamento imediato da sirene, mas somente depois de algum tempo. Este tempo é determinado pela segunda metade do circuito do Cl 556 (duplo 555 mono estável) através do resistor e capacitor ligados aos pinos 12 e 13. Podem ser feitas ainda alterações do tempo, modificando-se os valores destes componentes. Após o rompimento do sensor, o 556 (primeira metade astável) enviará um pulso positivo para a contagem. A primeira e a segunda saídas contam apenas o tempo, enquanto que a terceira saída é que fará o acionamento da sirene.

A quarta saída (pino 7) do 4017 envia um nível alto ao pino 15 receitando a contagem. Quando o sensor magnético está fechado, ele receita o 4017 travando a contagem. O sensor infravermelho, quando detecta o objeto, dispara um sinal sonoro. Assim, ao escurecer, o sensor IR acionará tanto o búzio como a sirene. O LDR deve ser posicionado de modo a receber apenas a luz ambiente.