sexta-feira, 11 de maio de 2012

Circuito LED RGB

Apresento nesta matéria um circuito LED RGB. Este circuito LED RGB pode ser utilizado para decorar um vaso e resulta num efeito bonito apresentado pela figura abaixo.
O propósito deste artigo é dar dicas importantes para construir este projeto com sucesso. Este abajur com LEDs RGB de alta potência é baseado em um PIC16F628 e a capacidade deste MCU em produzir pulsos PWM. Ao variar a largura de pulso pode-se produzir milhões de combinações de cores utilizando somente três cores primárias básicas. Então, somente um LED RGB um conjunto completo de cores.

Com a ajuda de quatro chaves nos podemos manipular todas as funções da lâmpada. Nos podemos escolher transição suave ou troca direta, nós podemos escolher as cores do arco-íris ou cores aleatórias no comportamento de mudança de cores, nós podemos escolher uma mudança rápida ou lenta e/ou pausar em uma cor desejada.

A primeira coisa importante é encontrar um vaso translúcido para comportar o circuito LED RGB. O escolhido para este projeto foi um vaso leitoso capaz de espalhar a luz do circuito LED RGB uniformemente. Veja a figura abaixo mostrando o vaso antes da modificação.

Led de Alta Potência

O LED usado neste projeto é um componente LED RGB de alta potência de 3W. Este pode ser encontrado em lojas especializadas de eletrônica. Os detalhes técnicos relacionados a este componentes estão listados abaixo:

LED RGB de alto brilho e potência de 3W
  • Angulo de luz: 140º
  • Corrente Nominal: 250mA
  • Tensão direta: R->2,2V / G->3,55V / B ->3,55V

Esquemático

O esquemático utilizado é mostrado na próxima figura. Neste esquemático do circuito LED RGB você só tem que tomar cuidado com a montagem correta do transistor e a polaridade correta da fonte.

Lista de componentes


  • 3 Transistores NPN, BC337
  • Um PIC16F628 e um programador
  • Uma pequena placa perfurada matriz de pontos
  • 7 Resistores de 10k (1/4W)
  • 2x22Ohm e 4x10Ohm resistores de 1/2W e uma DIP switch
  • Uma fonte de 5V e 500mA
  • Silicone em pasta para colar o circuito no vaso
  • Uma pasta térmica.

Placa montada

Download do Binário e Código Fonte


Montagem

As figuras abaixo ilustram como você pode colar o circuito na parte de baixo do vaso.
Circuito no fundo do vaso e a cola de silicone ainda não curada.

Cola de silicone após a cura e o circuito ligado pela primeira vez.

Vaso visto pela parte de cima.

Autor: Toon Beerten

17 comentários:

  1. Posso utilizar um LED de 6 terminais para montar o circuito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode usar sim. Você deve prestar atenção durante a ligação do LED. Tente obedecer as ligações do esquemático mostrado na primeira figura deste artigo.

      Excluir
  2. estou precisando comprar pelo menos 500 circuitos rgb que funcionem a pilha ou bateria, tenho dificuldade em encontrar uma empresa ou profissional que me faça este trabalho ... poderim me indicar alguem ??? favor entrar em contato 11 - 99689-6171 - Marcelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poderia especificar melhor oque seriam estes circuitos? São apenas os LEDs? São os drivers? Vai ser para fazer display?

      Excluir
    2. Ola Claudio , agradeço antecipadamente o rapido retorno, nao estava em SP ontem .. etou vendo sua mens. agora ... vamos la .. Pra simplificar o entendimento presiso exatamente do mesmo efeito do vaso na materia acima porem imagine que fornecera apenas o circuito com os leds e o vaso seria por minha conta. outras informaçoes favor me ligar no fixo 4448.4008 . obrigado

      Excluir
    3. Oi amigo.

      Infelizmente não tenho a quem lhe indicar para lhe fornecer os circuitos prontos nesta quantidade que você deseja.

      Sugiro que você passe pela Sta. Ephigênia procurando por algo similar. Acredito que você possa encontrar algum circuito que pisque em várias cores.

      O circuito descrito nesta página você só vai conseguir montando. As cores se alternam umas para as outras de maneira "muito" suave e personalizada. Se você tiver interesse, posso ajudar você com qualquer dúvida sobre a montagem. Os equipamentos para fazer o circuito não são caros. Se você quiser produzir em massa você pode mandar fazer as placas e comprar os componentes. Normalmente comprar componentes em grande quantidade é mais barato. Se você estiver com dúvida com relação a complexidade da montagem e qualidade final, você pode montar um protótipo e utilizar em um vaso que você já possui. Assim, você vai ter uma boa ideia sobre o produto final e quanto trabalho deu para fazer.

      Pense no que pode ser melhor para você. Se você precisar continue postando suas dúvidas.

      Obrigado.

      Excluir
  3. Muito bem montado. parabéns! quanto em média custou o material?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Os componentes eletrônicos não são muitos caros não. Os elementos mais críticos, LEDS e PIC, você encontra facilmente em lojas de eletrônica. Isso depende também de onde você mora(São Paulo é mais fácil.) Acredito que posso dar um chute de R$60,00.

      Excluir
  4. Olá Cláudio Dias, estou interessado em montar circuitos como este. Porém não tenho conhecimentos técnicos em eletrônica. (faço alguma coisinha) rs.
    Enfim, Gostaria de maiores detalhes afim de simplificar a montagem.
    email: herosk8@gmail.com ou herosk8@hotmail.com

    Desde já agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ok, você tem dúvidas para fazer o Layout? Eu ainda não entendi o problema. Bom, o circuito é bem simples e direto. Se você seguir o diagrama elétrico vai funcionar direitinho.

      Excluir
  5. gostaria de saber sobre,os codigos binario com é ?precisa programalo ou tem algum pic q ja vem programadopara essa funçao, se tiver algum ci pode me informar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há microcontrolador que venha prontamente programado com as funções deste abajour. Você deve utilizar o código binário disponível para download nesta página. Se for utilizar outro microcontrolador você vai precisar adaptar o circuito para este outro microcontrolador tomando o cuidado para fazer as conexões nos mesmos nomes de pinos. Além disso, você deve alterar e gerar outro código binário caso você mude de microcontrolador. Você pode baixar o compilador gratuitamente a partir do site da JAL - Just Another Language .

      Excluir
  6. Olá , gostaria de saber se o PIC pode ser o 16F84A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruno,

      Vc pode usar o PIC 16F84A sim. Mas você vai precisar adaptar o circuito para este outro microcontrolador tomando o cuidado para fazer as conexões nos mesmos nomes de pinos. Além disso, você deve gerar outro código binário para gravar o microcontrolador. Altere o código fonte para o PIC16F84A. Você pode baixar o compilador gratuitamente a partir do site da JAL - Just Another Language .

      Obrigado.

      Excluir
  7. eu poderia aplicar o sinal de saída para o LED, em mais LED's ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colocar apenas mais um acredito que não teria problema. Se for colocar mais deve-se trocar os transistores BC337 para algum mais potente.

      Obrigado pela visita.

      Excluir
  8. Boa tarde Cláudio. Em primeiro lugar, parabéns pela página. O link para download do código fonte do PIC, está dando página não encontrada, teria outro link.

    Att

    Luís Francisco

    ResponderExcluir

Comente aqui sobre esta matéria.