quarta-feira, 23 de maio de 2012

Circuitos Sirene Ambulância e Polícia

Nesta matéria disponibilizo uma coleção de circuitos de sirene de ambulância ou circuitos de sirene de polícia. Veja a relação de circuitos abaixo e escolha o seu:

Circuito Sirene de Ambulância com 555 - Esquema elétrico de um circuito de ambulância utilizando o LM555.
Circuito Sirene de Ambulância com transistores - Esquema elétrico de um circuito de ambulância utilizando apenas transistores.
Circuito Sirene de Emergência com OPAMP - Esquema elétrico de um circuito de Emergência com Amplificadores Operacionais.





Circuito Sirene de Ambulância


O esquema elétrico da figura acima é de um circuito que produz um som similar ao da sirene de polícia. Este circuito faz uso de um circuito temporizador LM555 configurado como um vibrador astável. A frequência é controlada pelo pino 5 do CI. O primeiro CI (Da esquerda) foi construido para trabalhar com uma frequência em torno de 1Hz. O capacitor de 47uF é carregado e descarregado periodicamente e a tensão sobre este aumenta e diminui gradualmente de forma periódica. Esta variação de tensão modula a frequência do segundo CI. Este processo se repete e produz o som inconfundível de uma sirene de polícia. Duas configurações, VR1 e VR2, são providas para variar o período de repetição e o tom gerados pela sirene. Pela variação de VR1 você pode configurar a rapidez da mudança da sirene. VR2 configura a frequência da sirene. Ajuste VR1 e VR2 da maneira que melhor lhe convier.




Circuito Sirene de Ambulância com transistores


Neste esquema o circuito produz um som parecido com sirenes de ambulância. Este circuito é diferente de um circuito de ambulância mais geral porque usa apenas transistores em vez do circuito integrado LM555. Com relação à operação, este circuito pode ser dividido em três partes principais: Parte da baixa frequência, Parte da alta frequência e o amplificador. A parte de baixa frequência inclui o Q1, Q2, R2, R3, C2, C3. Estes são responsáveis por produzir a parte do sinal de baixa frequência que é estendida até Q3. Os componentes Q4, Q5, R8, R9, C5, C6 são os sinais para gerar a parte de alta frequência. Este sinal é entregue ao Q6 para ser amplificado.




Circuito Sirene de Emergência com OPAMP

Este circuito de sirene de emergência utilizado como sinal de alarme de alta frequência e alta potência utilizando amplificadores operacionais. Este circuito produz um som alto quando S1 é pressionado até que haja a carga total do capacitor C3. Quando o botão é solto a descarga do capacitor ocorre por R3 fazendo o sinal sonoro continuar até o fim da carga do capacitor.

7 comentários:

  1. Ola! muito bom seu blog parabéns!sou do brasil, amigo também tenho um blog, fiz com o intuito de compartilhar meu aprendizado com outras pessoas que gostem de eletrônica, gostaria de saber se vc poderia indicar o link do meu blog no seu, também posso colocar o seu no meu, assim usuarios de ambos poderão utilizar os dois, aumentando o aprendizado, o que vc acha? aguardo resposta! abraço!o link do meu blog é www.testandoeletronica.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo,

      Obrigado pelo comentário. Me desculpe por ter demorado tanto para responder, estava viajando e não tive muito tempo para gerenciar o blog aqui. Estava um pouco esquecido. Também gostei de seu Blog. Vou encontrar um lugar aqui no blog para adicionar o seu link.

      Excluir
  2. qual é o pino no ci 555 que sai o sinal pois la tem 6 e qual o outro sem numero 3 ou 2 biggairtonn@gmail.com zap 61985320874 me respondam por favor

    ResponderExcluir
  3. qual é o pino no ci 555 que sai o sinal pois la tem 6 e qual o outro sem numero 3 ou 2 biggairtonn@gmail.com zap 61985320874 me respondam por favor

    ResponderExcluir
  4. Ótimo projeto simples e rápida e fácil de montar Parabéns

    ResponderExcluir
  5. muito bom esse esquema vou montar pro meu netinho brincar ele adora essas ivencoes eu fis um pisca leds pra ele ele adorou

    ResponderExcluir
  6. Vou ver se funciona mesmo com o lm324n obrigado so vamos experimentat

    ResponderExcluir

Comente aqui sobre esta matéria.