quinta-feira, 31 de maio de 2012

Esquemas para Fontes de Alimentação

Nesta matéria disponibilizo uma coleção de esquemas elétricos para fontes de alimentação. Todos os circuitos são simples e fáceis de montar. Apesar de serem simples, as fontes funcionam muito bem e tem uma boa robustez.










Circuito de Fonte Regulada

O esquema elétrico apresentado pelo circuito da figura abaixo é de uma ótima fonte regulada. Esta fonte regulada de corrente contínua apresenta proteção contra curto-circuito e limitação de corrente.

Esta fonte regulável foi especialmente desenvolvida para transceptores de rádio amador famintos por corrente. Este consegue entregar uma corrente em torno de 20A em 13.8V. Para baixas correntes, por uma saída separada de limitação de corrente, a capacidade está em uma faixa de 15mA até 20A. O transformador de potência deve ser capaz de entregar pelo menos 25A em 17.5V até 20V. Quanto menor a tensão, menor será a dissipação de potência.

Lista de componentes:











Volta ao índice



Fonte de Tensão Negativa

A fonte de tensão negativa ilustrada pelo circuito da figura abaixo é simples e eficiente. Esta fonte gera -5V a partir de uma fonte de alimentação de 12V ou de um conjunto de pilhas. O circuito da fonte de tensão negativa é baseado num CI que possuísse um esquema bem elaborado, barato e fácil de ser encontrado. O IT34063 apresentou ótimas características e atendeu bem os critérios citados anteriormente. Este consiste em um regulador chaveado o qual provê funções básicas para uma conversão DC-DC, isto é, converte qualquer tensão de entrada em uma tensão negativa de saída. Este circuito integrado pode operar com uma tensão de entrada que está entre 3 e 36V. As aplicações sugeridas pelo fabricante são: Carregadores de Baterias, NICs(Placas para interfaceamento de Rede), Hubs, Modens ADSL e o "suprimento de tensões negativas". O circuito típico da fonte negativa encontra-se abaixo:
Este componente poderá ser encontrado na maioria das lojas de eletrônica e seu custo está em torno de R$1.60. Você pode verificar o datasheet do circuito integrado: stepdown/stepup inverter DC-DC converter. Caso tenha dúvidas não deixe de comentar.





Volta ao índice



Fonte de Tensão Negativa Simples

O circuito apresentado na figura abaixo é de um circuito fonte 9V. Este circuito é baseado num circuito integrado bem simples, o LM7809, o qual pode ser encontrado em qualquer loja de eletrônica. Também pode ser encontrado em lojas online caso não exista um fornecedor em sua cidade. Se caso precisar configura as indicações desta matéria.
Este circuito não necessita de uma placa de circuito impresso, devido ao número de componentes, e pode ser montado com o estilo aranha (os componentes são ligados uns nos outros). Além disso, o circuito pode compartilhar o espaço da mesma caixa em que está o transformador. Você só deve tomar cuidado com a dissipação que aumenta com o valor do secundário do transformador e o consumo do dispositivo a ser alimentado.






Volta ao índice



Circuito Fonte 9V

O esquema elétrico apresentado na figura abaixo é um Circuito Fonte 12V. Esta fonte é indicada para alimentação de amplificadores de potência, para automóveis, transceptores PX, e outros equipamentos alimentados por 12 V com correntes até 5A. O ajuste da tensão de saída é feito no potenciômetro de fio de 1K. Os capacitores devem ter tensão máxima de trabalho de 16 ou 25 volts, os transistores devem ser bons radiadores de calor. O transformador é de 12 ou 15 V com 5A de corrente.








Volta ao índice



Circuito Fonte 12V

O circuito desta fonte simétrica regulável possui proteção contra curto circuito na saída e tem excelente estabilização. Este esquema de fonte simétrica possui as polaridades negativa e positiva com um terminal neutro central.

O terminal positivo tem sua tensão de saída regulada pelo circuito integrado regulador LM317. Você pode conhecer mais detalhes sobre este regulador em minha matéria Circuito com LM317. O circuito de saída foi desenvolvido para fornecer uma tensão regulável e controlável a partir do potenciômetro $P_1$ que fornece uma saída na faixa de 1.3V até 32V.

Os transistores Q2 atua como bomba de corrente para melhorar o desempenho do circuito para ser capaz de fornecer uma corrente de até 3A. No terminal negativo tem o circuito integrado LM337 para regular a saída e tem características semelhantes ao LM317 distinguindo se apenas pela operação na polaridade inversa. Assim como na saída positiva, a saída negativa também conta com um transistor, Q3, atuando como uma bomba de corrente tornando o sistema capaz de fornecer até 3A de saída na tensão negativa. A ponte de retificação é construída utilizando se 4 diodos 1N5404 e o transformador tem secundário de 24 + 24 V com 3 A. Os transistores de potência e CIs devem ser montados em bons radiadores de calor. O autor tem está fonte em sua bancada funcionando satisfatoriamente a mais de 3 anos.



Volta ao índice



Fonte Simétrica Regulável

O circuito desta fonte regulável foi desenvolvida a pedido de um usuário deste Blog. Ele estava interessado em desenvolver um circuito um circuito utilizando o LM317 para alimentar com 14/18V uma Chave Diseqc com diversos LNBFs conectados. A corrente total solicitada da fonte deveria ser de 1,2 A. O regulador seria alimentado por uma fonte de 20V retificada e filtrada. Além disso, a fonte deveria ser controlada pela saída do receptor de parabólica que fornece (14/18V) quando está ligado. Visto que a corrente máxima fornecida pelo receptor era de 250mA a chave deveria obrigatoriamente ser alimentada por uma fonte externa.

A figura abaixo ilustra um circuito especificado para estas características. Para garantir que não haja sobrecarga no CI regulador o LM317 foi substituído pelo LM338. Além disso, este regulador deve ser dotado de um bom radiador de calor. A saída do receptor deve ser ligado na entrada Liga/Desliga. A fonte é acionada sempre que o receptor for ligado.


Este circuito ainda não foi montado e testado. Espero que o leitor tenha sucesso na sua montagem. Ficarei muito grato se ele, após a montagem e teste, contar que tudo deu certo. Em caso de dúvidas, não deixe de comentar.

Componentes:

  • Um regulador LM338
  • C1 - 0.1uF
  • C2 - 1uF
  • R1 - 240 Ohms
  • R2 - 1600 Ohms
  • R3 - 33 kOhms
  • Transistor BC548



Volta ao índice



Fonte com Porta de controle Liga/Desliga

O esquema elétrico do circuito das figuras abaixo apresentam duas formas de construir uma fonte de alimentação simples que possui alimentação negativa com poucos componentes. Para conseguir uma fonte de alimentação negativa, inverte-se o diodo da fonte de meia onda ou os dois diodos da fonte de onda completa e o eletrolítico de filtro(Cuidado para não esquecer deste. O capacitor poderá explodir). A tensão fornecida por ela é igual a da fonte positiva, bastando inverter os pólos da alimentação. Abaixo vemos estes dois tipos:











Volta ao índice



Fonte de alimentação com bateria

O esquema elétrico apresentado pela figura abaixo trata de um circuito eletrônico de uma fonte de alimentação de 12V funcionando com uma bateria. Neste circuito, quando o sistema deixa de ser alimentado pela rede elétrica, este continua fornecendo tensão em sua saída. Neste circuito a entrada do primário do transformador é de 240V, mas não impede que você utilize outro transformador para suas necessidades. O segundo estágio deve baixar esta tensão para 15V. O fusível (FS1) atua como um componente de defesa contra um curto circuito ou algum problema que possa haver com uma bateria defeituosa. A presença de potência elétrica causará o acendimento do LED. Veja o circuito da figura abaixo que apresenta o Circuito Fonte de Alimentação com Bateria.






Volta ao índice



4 comentários:

  1. No caso do projeto "Fonte Simétrica Regulável", aplicando a fórmula 18 = 1,25. (1 +ܴ R2/240) + (100.10-6R2), para uma corrente iadj = 100micro amperes, o valor do R2 fica igual a 3,14kohms e não 1,6kohms... É isto mesmo???

    ResponderExcluir
  2. No caso do projeto "Fonte Simétrica Regulável", aplicando a fórmula 18 = 1,25. (1 +ܴ R2/240) + (100.10-6R2), para uma corrente iadj = 100micro amperes, o valor do R2 fica igual a 3,14kohms e não 1,6kohms... É isto mesmo???

    ResponderExcluir
  3. gostaria de ver o circuito da fonte reguladora de 1.5 a 17.5V

    ResponderExcluir

Comente aqui sobre esta matéria.