Nesta matéria disponibilizo uma coleção de esquemas elétricos para Circuitos pisca de LED. Todos os circuitos pisca de LED são simples e fáceis de montar. Você poderá tirar as suas dúvidas postando seus comentários no final desta página.
- Circuito pisca de LED: Circuito simples utilizando o LM555 para piscar LED.
- 4 pisca-piscas com 1 CHIP: Circuito pisca de LED baseado em portas NAND. São 4 Pisca-piscas em um só circuito.
- Circuito pisca-pisca super simples: Esquema pisca-pisca de LED utilizando somente um transistor e poucos componentes.
- Esquema sequencial de LEDs: Circuito com LEDs que acendem em sequência utilizando o CI 4017 e 555.
- Circuito pisca de Natal: Circuito para controle de pisca-pisca para árvores de natal
- Toque de LED sequêncial: Controle o acendimento de LEDs pelo toque do dedo.
- Detector AC de LED: Circuito capaz de detectar um sinal AC e indicar por um LED.
- Circuito de LEDs paralelos: Circuito com capacidade de acionar LEDs em paralelo.
- Timer de LED: Um simples timer de LED com poucos componentes
- LED Teste USB: Dispositivo para testar portas USB e evitar a queima de pendrive.
Circuito pisca de LED
O esquema elétrico apresentado neste artigo é de um circuito básico de um pisca/pisca com LED baseado no circuito integrado LM555. Veja a figura abaixo:
A corrente circulando via R1 + R2 gradativamente eleva a tensão no capacitor C2 até atingir o limiar de 2/3 da VCC (para 12V = 8V) então, o comparador interno "pino 6" inverte a saída a nível baixo (pino 3 = negativo), apagando assim o LED.
Neste mesmo momento o "pino 7" é levado ao negativo por um transistor interno ao integrado (open colector), via R2 o capacitor C2 é gradativamente descarregado. Quando o capacitor C2 atingir 1/3 da VCC (para 12V = 4V) a saída é levada a nível alto e o transistor do "pino 7" entra em corte (aberto) permitindo que o ciclo recomece.
O resistor R3 tem como função limitar a corrente que flui pelo LED em 10mA.
O capacitor C1 filtra o "nó" interno dos compadores contra possíveis ruídos espúrios de alimentação (caso o circuito seja alimentado por fonte).
Caso queira montar o circuito a figura abaixo mostra um possível layout da placa.
Nesta outra figura está a disposição dos componentes:
Veja também o Gravador AVR USB
Lista de materiais e componentes:
- U1 - Um circuito integrado LM555
- R1 - Resistor de 100kOhms e 1/8W
- R2 - Resistor de 220kOhms e 1/8W
- R3 - Resistor de 1kOhms e 1/8W
- C1 - Capacitor de 100nF cerâmico.
- C2 - Capacitor de 1uF/16V eletrolítico.
- LD1 - Um LED da cor de sua preferência.
- Diversos: Fios, Fonte de 12V, Ferro de solda, Solda, Alicate de bico, Alicate de corte, Placa de fenolite.
Compatibilidade:
Os componentes listados abaixo são todos compatíveis com este circuito.
Fabricantes | Modelo |
---|---|
ECG Philips | ECG955M |
Exar | XR-555 |
Fairchild | NE555 / KA555 |
Harris | HA555 |
Intersil | SE555 / NE555 |
Lithic Systems | LC555 |
Maxim | ICM7555 |
Motorola | MC1455 / MC1555 |
National | LM1455 / LM555 / LM555C / LMC555 |
NTE Sylvania | NTE955M |
Raytheon | RM555 / RC555 |
RCA | CA555 / CA555C |
Sanyo | LC7555 |
Texas Instruments | SN52555 / SN72555 |
4 pisca-piscas com 1 CHIP
Circuito pisca de LED construído com portas lógicas NAND. A frequência das piscadas é determinada pelo valor dos capacitores que pode variar dentro da faixa 10uF e 220uF. A alimentação deve obedecer o padrão de 5V. Neste esquema, somente a metade das portas lógicas é utilizada. Você mesmo pode continuar a ideia e implementar mais dois piscas de LED.
Volta ao índice
Circuito pisca-pisca super simples
Esquema pisca-pisca de LED construído com somente um transistor. A intensidade das piscadas do LED é determinado basicamente pelo valor do capacitor C1. A frequência é ajustada no potenciômetro P1 o qual é também influenciado pelo valor de C1. Os pulsos são de curta duração, ocorrem durante a descarga do capacitor, e produzem uma alta intensidade. Devido à curta duração das piscadas o seu funcionamento tem uma longevidade prolongada.
Volta ao índice
Esquema sequencial de LEDs
O esquema apresentado na figura abaixo é de um circuito sequencial de LEDs. Na medida em que os oscilador dado pelo chip 555 pulsa, os LEDs vão ligando e desligando um a um. A frequência do circuito é é determinado pelo capacitor de 10uF e que pode ser modificado para outros valores. A alimentação deste circuito é feito por uma fonte de 12V. Uma vez que somente um LED fica aceso a cada pulso a fonte de alimentação pode ser de uma corrente bem baixa.
Volta ao índice
Circuito pisca de Natal
Este circuito tem a função de gerar uma sequência de LEDs que piscam. O circuito é muito simples de ser montado pois é baseado num único circuito integrado: CD4060. O efeito produzido por este circuito é muito interessante para utilização em árvores de natal. As piscadas ocorrem de forma aleatória e cores diferentes podem ser utilizadas para os LEDs D1 até D11. O tempo de acionamento de cada LED pode ser configurado pela malha de tempo data por C1, R1 e R2. O circuito pode ser alimentado por uma fonte de 9V.
Volta ao índice
Toque de LED sequêncial
Este circuito tem a função de ligar em sequência um conjunto de LEDs a cada toque dado no sensor. O circuito é baseado no circuito integrado CD4017. Os LEDs também pode ser substituídos por relés para acionar cargas de maior potência, isto é, lâmpadas. Este circuito não pode ser utilizado para controlar cargas pois há o problema da geração de repiques. O circuito pode ser alimentado por uma fonte de tensão na faixa de 5 a 15V.
Volta ao índice
Detector AC de LED
Este circuito tem a função de acionar o LED quando um sinal AC estiver em sua entrada. Este circuito é baseado em dois transistores BC548 e mais uns poucos componentes. O ponto de acionamento deste circuito é ajustado pelo componente P1 em função da intensidade do sinal de entrada. C1 tem um valor que depende da duração do pulso de entrada e de sua forma de onda.
Volta ao índice
Circuito de LEDs paralelos
Este circuito tem a função de acionar um conjunto de LEDs em paralelo. O componente principal é um transistor TIP31 que tem alta capacidade de corrente. Este circuito foi calculado paca acionar 4 LEDs em paralelo. A tensão de alimentação pode estar entre 10 e 20V. Note que o coletor deve ser alimentado com a polaridade negativa.
Volta ao índice
Timer de LED
Este circuito funciona como um temporizador muito simples construído apenas com um transistor BC548. O tempo de acionamento é determinado pela malha RC dado pelo capacitor de 100uF e o resistor de 100kOhms. A alimentação pode ser feita por uma fonte de 6V.
Volta ao índice
LED Teste USB
O LED Teste de USB é um circuito de grande utilidade para pessoas que utilizam computadores desconhecidos. A questão é que não se sabe se a montagem de um computador foi bem feita e, eventualmente, a porta USB pode estar ligada de maneira incorreta. Assim, ao ligar um Pendrive ou outro equipamento USB no conector do computador este pode se queimar.
O projeto do LED Teste USB pode ser montado de acordo com o esquema apresentado na figura abaixo. Este circuito permite identificar se a porta está conectada incorretamente e isso poderá salvar o equipamento que estava destinado a ligar em uma possível porta conectada incorretamente. Este dispositivo também é muito útil para os profissionais que montam computadores visto que o erro pode ser verificado após a montagem ou quando alguma máquina chega para a manutenção.
Outra vantagem do LED Teste USB é que trata-se de um dispositivo montado com componentes simples e de fácil acesso. Todos os materiais necessários para compor o sistema podem ser encontrados em qualquer loja de eletrônica.
Lista de Material1 - Conector USB macho
2 - Placa padrão matriz de pontos.
3 - Led Vermelho
4 - Led Amarelo
5 - Led Verde
6 - 3 Resistores 1/8W 1kohm
Funcionamento do circuito
O funcionamento do circuito é simples. O led vermelho indica que houve inversão da polaridade na alimentação do plug USB. O Led amarelho indica uma troca da linha de dados do plug USB. O Led verde indica que as conexões estão certas.
Volta ao índice