O principio dos repelentes eletrônicos baseiam-se na produção de sons que incomodam os animais e principalmente os insetos. Este tipo de som pode estar fora das faixas audíveis para os humanos que está entre 20Hz a 20Khz. Para verificarmos algumas das ondas sonoras podemos usar este software, alguns computadores têm piezo elétricos capazes de produzir alguns ultra-sons. Teoricamente os mosquitos são afastados por frequências entre os 17Khz e 18KHz e a maior parte dos computadores conseguem gerar essas frequências. Mas um computador não pode ser adequado para ser utilizado como um espanta pernilongos então o circuito abaixo apresenta uma possível solução.
Circuito
Este é um circuito muito simples que pode ter eficácia em algumas espécies e em outras não, mesmo dentro da mesma espécie alguns animais são afectados outros não. Basicamente, a ressonância de frequências ultra-sônicas incomoda muitas espécies diferentes. Variando a frequência com a espécie de pernilongo, um circuito de ultra-som pode espantar desde mosquitos, pernilongos a morcegos. É importante ficar atento com os animais domésticos pois, alguns podem ser espantados, principalmente aqueles mais sensíveis a frequências elevadas (cães, gatos, algumas aves).
A utilização de ultra-sons pode também atrair animais, fique atento ao seu circuito, pode querer espantar mosquitos e atrair os cães dos vizinhos. Um outro circuito mais complexo mas também mais eficaz permite variar e ajustar a frequência, permitindo detectar se realmente repele determinada espécie de animal. Veja abaixo um circuito mais elaborado e potente.
O circuito tem como base de funcionamento o transdutor piezo, este transdutor pode ser obtido, em celulares ou telefones fixos. No entanto, é importante que o transdutor consiga oscilar em uma frequência ultra sônica. Este erro leva ao não funcionamento de todo o circuito que deixa de ser eficaz. O circuito oscila mas não produz ultra sons. Pode-se utilizar um tweeter de boa qualidade e alguns dos tweeters do mercado produzem frequências muito além das frequências sonoras audíveis.
Efeitos dos ultra-sons
Propagação e potência dos ultra sons
Embora em potências reduzidas os ultra-sons não afetem o ser humano as potências elevadas podem. Não amplifique em demasia o circuito. Uma outra questão que se coloca é a propagação dos ultra-sons em relação a obstáculos, uma vez que as potências são reduzidas os obstáculos impedem a propagação dos ultra-sons. Veja a figura abaixo ilustrando o fenômeno.
A que frequências os animais reagem ?
Mais uma vez não existem estudos que indiquem valores rigorosos mas alguns deles apontam para estes valores.
- Homem: 64 23,000 Hz
- Cão: 67 a 45,000 Hz
- Gato: 45 a 64,000 Hz
- Morcego: 1,000 a 100,000 Hz
- Golfinho: acima de 150,000 Hz
- Mosquitos: 17Khz a 18Khz
- Ratos: 1000 a 91,000 Hz
Fonte: Eletrónica
Gostei muito do blog... Possui eletrônica e uma pequena parte de games também, igual ao que fiz... Eu vou colocar o link de seu blog no meu.
ResponderExcluirMuito obrigado. Aprecio a sua divulgação. Estamos disponíveis sempre que precisar.
Excluirmuito interesaunte esta sua questaun de repelente eletronico mas estou com dificultade de ajustar a frequencia para ratos ja fis teste com caes e gato deu tudo ok mas o seu circuito é diferente do meu tambem estive analisando seu cirquito..
ResponderExcluirOlá amigo. Este circuito produz um som bastante potente que pode ser muito irritante para certos animais. A saída de som é baseada em uma estrutura em ponte, a razão da alta potência de saída. Um bom tweeter também faz diferença para reproduzir a fundamental e as harmônicas.
ExcluirObrigado pelo comentário.
Olá amigo. Parabéns pelo seu blog e excelentes matérias :D Gostaria de saber mais sobre o circuito básico... sou bastante leigo nessa área e queria saber quais são aqueles componentes Q1 e Q2 indicados lá. Queria saber também de quanto é aquele capacitor indicado lá e como eu faço para ajustar (valores de resistência ou o quê) para determinar a frequência sonora de saída... me interesso em repelir cães.
ResponderExcluirObrigado!
Oi amigo.
ExcluirO primeiro diagrama esquemático da matéria serve somente para explicar o funcionamento de um oscilador. Por isso não existe o valor e a identificação dos transistores e capacitores. Assim, não é funcional e, se fosse, não seria forte o suficiente para repelir animais.
Observe o segundo diagrama esquemático. Este é o circuito completo e também é ajustado para a faixa dos cães. Se tiver problemas em montá-lo estaremos disponíveis para solucionar suas dúvidas.
Obrigado!
ola amigos gostaria de saber como ajustar a frequencia para morcegos.
ResponderExcluirSeria nos tripotes?
Você pode experimentar ajustar os trimpots vr2, vr3, vr4, vr5, vr6. Estes são responsáveis por alimentar a malha RC do CI LM555 que funciona como oscilador.
Excluirque valor dos resistores para repelir mosquitos
ResponderExcluiralguem que ja fez esse repelente pode compartilhar o layout do pcb?
ResponderExcluirmuito bom vou montar um
ResponderExcluirMosquitos NÃO SÃO repelidos por meios acústicos. Já fiz há muitos anos atrás e nada de repelir. E tb se fosse verdade hospitais os utilizariam, seriam recomendados, etc por serem bem baratos, práticos e consumirem pouquíssima energia.
ResponderExcluir