sexta-feira, 24 de junho de 2011

Esquema de Umidicador Ultrasônico

Nestas temporadas secas é muito importante manter a umidade do ar. A falta de umidade pode contribuir no surgimento de doenças respiratórias. Neste artigo apresento um esquema de um circuito para Umidificador de Ar Ultrasônico. Este circuito se aproveita do ultrasom para gerar uma nuvem de umidade e deixar o seu quarto úmido para prevenir das doenças respiratórias comuns desta época. O esquema elétrico é simples e o componente mais crítico é o transistor. Veja a figura do esquema do circuito umidificador abaixo.

Confira também o vídeo e veja o funcionamento do equipamento. Note que este esquema consegue produzir uma ótima nuvem de humidade.



33 comentários:

  1. ola amigo td bem .meu nome é william montei o circuito ai em cima mais não funfou 100% ele fico muito fraquinho sobe só umas poucas bolinhas na agua quase nem da pra ver. o que sera q pode ser ? e o transistor esquenta de mais .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amigo. O cristal precisa ser isolado e não pode entrar em contato com a água. Eu peguei um aquário de acrílico e fiz um buraco em baixo e fiz um bloqueio com fita adesiva. Assim, o cristal ficou sem contato com a água.
      Você também deve acertar o nível da água que não deve ser maior que 1cm.
      O transistor esquenta bastante mesmo e, por isso, você deve colocar nele um dissipador bem grande.

      Acredito que com estas dicas você deva conseguir um resultado melhor.

      Excluir
    2. você poderia me enviar a lista de componentes francisc.fuente@hotmail.com

      Excluir
  2. Amigo, sou umadmirador de eletronica e tento montar projetos uteis como esre, porem não sei quase nada. Poderia me passar a lista dos componentes detalhada. (ex: 01 capacitor eletrolidico 10uf)

    Obrigado

    Rodrigo (rolovecris@hotmail.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa tarde eu também estou no mesmo barco estou tentando montar mas a difícil se vc ou alguém conseguir a lista correta dos componentes ou melhor ainda um vídeo com paço a paço para a montagem fico agradecido

      Excluir
  3. Estou montando ele, mais encontrei uma dificuldade, é nos indutores. Naõ consegui compras pronto. Caso tenha conseguido compras pronto podria me indicar onde.
    eu tenho outo circuito, mais achei o seu mais intersante. caso queira poderi enviar por email.


    Edson (edsyamaura@uol.com.br

    ResponderExcluir
  4. qual o transdutor usado no projeto?

    ResponderExcluir
  5. o resistor r7 está com valor de 51, o correto seria 5K? e o ressitor r1 que esta com valor de 1, é um 1k 1R 1M? desde já obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Amigo, sou umadmirador de eletronica e tento montar projetos uteis como esre, porem não sei quase nada. Poderia me passar a lista dos componentes detalhada. (ex: 01 capacitor eletrolidico 10uf)

    Obrigado

    Bruno (bruno_freddy@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  7. Boa noite, gostaria de saber onde que entro com o sinal de para variar o transdutor, ou se é a frequência é gerada pelo circuito?

    aguardo a resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renan,

      O transdutor também faz parte do circuito responsável por gerar a frequência. Então, não é necessário entrar com nenhum sinal no transdutor.

      Excluir
    2. poderia por acaso me enviar a lista de componentes? no e-mail
      renaneng2009@hotmail.com

      Excluir
  8. me envia e-mail os componentes nescessarios obrigado

    E-mail = Leonardo_lopasso@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Gostei bastante do seu Blog, e me coloquei como 'seguidor' em meu próprio, tenho uma atividade como MEI, e de vez em quando aparecem umas pérolas para consertar, onde os fabricantes 'escondem' os esquemas.. mas pela sua explanação, sei onde devo procurar pelo defeito, mesmo não sendo igual. Tive a curiosidade de ver outras postagens, e gostei bastante, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amigo. Fico muito feliz que tenha gostado do meu blog.

      Está matéria está muito desatualizada. Preciso renovar esta matéria para que seja mais didática. Pretendo gravar um vídeo novo para mostrar o funcionamento e melhorar a parte da teoria. Espero que continue acompanhando minhas matérias. Sempre que precisar, por favor, faça comentários. Vou responder sempre que for possível.

      Excluir
  10. Este esquema é o mesmo de um inalador?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pedro.

      Este esquema não é o mesmo do inalador. Existe um inalador que trabalha com uma bomba de ar. Existe outro mais antigo, acredito que nem exista mais, que trabalha com aquecimento da água. Este circuito é capaz de excitar um elemento piezoelétrico para produzir uma névoa.

      Obrigado pelo comentário!

      Excluir
  11. Bom dia amigo, não conheço nada de eletrônica, mas preciso muito desse sistema,vc montaria esse sistema para mim colocando o fio do transdutor com pelo menos uns 40cm?
    Vc montaria o transdutor?
    se meu teste de certo vou encomendar mais placas com vc.
    desde já grato.

    Ps, serve tambe para que estiver interessado.

    ResponderExcluir
  12. meu email para contato é .

    dinhoventurarj@gmail.com

    sou do RJ.

    ResponderExcluir
  13. Na verdade eu preciso de algo parecido com esse video, se vc desenvolver compro diretamente sua produção.
    http://www.youtube.com/watch?v=TJi9qvlk9cs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amigo,

      Na verdade este circuito esta' um pouco desatualizado. Estou morando na Finlåndia neste momento e näo tenho equipamento para trabalhar aqui. Em outubro estarei de volta ao Brazil e vou atualizar este circuito para uma versäo melhor e criar um novo video.

      Obrigado pelo comentario.

      Excluir
  14. Boa noite por acaso já tem o circuito atualizado, para passar ?

    ResponderExcluir
  15. olá ..axei super interessante esse equema
    ja consegui o transdutor porém não intendi muito bem este circuito ..ficaria grato se me envia-se a lista de componentes no email
    denis_nds@hotmail.com mto obigado

    ResponderExcluir
  16. Ola Claudio,

    Tudo bem, espero que sim. Tenho um projeto que vai utilizar o processo de nebulização. Quanto ao circuito, gostaria de lhe fazer algumas perguntas. Se possível, me responda no email marcos.cesar.perez@gmail.com. Tive dúvidas quanto a lista de componentes e do funcionamento. Agradeço sua atenção desprendida.

    Marcos

    ResponderExcluir
  17. Boa noite qual a frequencia que trabalha esse circuito pra mim poder comprar a pastilha certa

    ResponderExcluir
  18. qual o preço de cada aparelho ?
    retorno para
    ngrogerio@terra.com.br

    ResponderExcluir
  19. queria saber se auguem ai tem o esquema elétrico do inalador nebulizador ultra sonic 13013? o meu queimou o R3 não tem como ver a potencia do resistor.

    ResponderExcluir
  20. R7 r1 em que escala eles estão em k ou homos e l1 l2 l3 sai indutores e que valores são eles ? Grato

    ResponderExcluir
  21. Alguém já conseguiu desvendar a lista de componentes. E o valor dos componentes eletrônicos. Preciso saber p montar este projeto para uma amostra.
    Se alguém puder ajudar. Teixeira_fagner@Gmail.Com

    Obrigado

    ResponderExcluir
  22. Você poderia me passar a lista dos componentes detalhados

    Francisc.fuente@hotmail.com

    ResponderExcluir
  23. hi I could do the detailed list of components thanks cmq lko scema that and rappresenbtatro above and that for the nebulizer ultra sounds that in real video at what tension does it go her ?? if puyo rispèonjdermi tramotye email thanks matteopierottini@gmail.com

    ResponderExcluir
  24. Por favor posta a.lista de componentes não custa nada eu fiz não funcionou tentando adivinhar os componentes coloca aí a lista

    ResponderExcluir
  25. Olá, alguém conseguiu a lista de componentes?
    Se puderem me mabdar
    mrsgomes83@gmail.com

    ResponderExcluir

Comente aqui sobre esta matéria.