sábado, 5 de novembro de 2011

Teste USB

O Teste USB é um circuito de grande utilidade para pessoas que utilizam computadores desconhecidos. A questão é que não se sabe se a montagem de um computador foi bem feita e, eventualmente, a porta USB pode estar ligada de maneira incorreta. Assim, ao ligar um Pendrive ou outro equipamento USB no conector do computador este pode se queimar.

O projeto do Teste USB pode ser montado de acordo com o esquema apresentado na figura abaixo. Este circuito permite identificar se a porta está conectada incorretamente e isso poderá salvar o equipamento que estava destinado a ligar em uma possível porta conectada incorretamente. Este dispositivo também é muito útil para os profissionais que montam computadores visto que o erro pode ser verificado após a montagem ou quando alguma máquina chega para a manutenção.

Outra vantagem do Teste USB é que trata-se de um dispositivo montado com componentes simples e de fácil acesso. Todos os materiais necessários para compor o sistema podem ser encontrados em qualquer loja de eletrônica.
Lista de Material
1 - Conector USB macho
2 - Placa padrão matriz de pontos.
3 - Led Vermelho
4 - Led Amarelo
5 - Led Verde
6 - 3 Resistores 1/8W 1kohm

Funcionamento do circuito
O funcionamento do circuito é simples. O led vermelho indica que houve inversão da polaridade na alimentação do plug USB. O Led amarelho indica uma troca da linha de dados do plug USB. O Led verde indica que as conexões estão certas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui sobre esta matéria.