quinta-feira, 1 de março de 2012

Circuito de transmissor FM 15W

O circuito elétrico que descrevemos nesta matéria é de um transmissor de FM com potência de 15W. Para construir um bom circuito transmissor de FM de 15W é necessário começar a partir de um bom esquemático. Você não precisa entender o funcionamento preciso do transmissor para construí-lo. Mas algumas informações básicas não farão mal. Um transmissor sozinho, como você provavelmente sabe, não é suficiente para começar a sua estação de rádio. De uma forma simplista é necessário quatro coisas. Primeiro, você precisa de um dispositivo para utilizar como entrada tal como um MP3 ou um CD player. Segundo, você precisa de uma fonte de alimentação boa. Neste caso, uma de 14-18Volts por 2,5-3,5 Amperes. Outra característica muito importante é o uso de uma boa antena e um bom cabo coaxial. Finalmente, o transmissor que pode ser dividido em duas partes principais: Oscilador e Amplificador. O oscilador de alta frequência modula os sinais sonoros de baixa frequência para que a energia do sinal sonoro possa ser irradiado por uma antena. O amplificador aplica um reforço em amplitude à estas ondas de alta frequência.

Este transmissor FM tem uma boa estabilidade operando em potências de 15-16 Watts. Você só precisa tomar cuidado com as políticas regulatórias de sua região, pois esta potência consegue um alcance muito grande. A novidade para este circuito é a montagem "prática" de inserir os componentes em superfície. Veja a figura abaixo:

Nesta técnica utilizamos uma placa de dupla face para conectar os componentes. Este modo é muito prático e rápido para protótipos. A maior vantagem que eu encontrei foi com relação a dispersão de calor. Você poderá trocar componentes quantas vezes for necessário sem que a trilha se solte da placa por excesso de calor. O autor não disponibilizou o diagrama esquemático deste transmissor, então me dispus a refazer o esquemático apresentado pela figura abaixo. Para aumentar o tamanho clique na figura.


Agora você deve se certificar das seguintes regras para uma boa soldagem:
  • Use um lugar plano para fazer a soldagem.
  • Use um fio de solda com um fluxo anti-oxidante.
  • Cuidado para não aquecer os componentes em demasia.
  • Não use solda excessivamente.
  • Não deixe que haja ponte de solda entre trilhas distintas.
  • Comece a soldar a partir do meio da placa para fora.
Abaixo há um diagrama com o posicionamento dos componentes sobre esta placa. As linhas amarelas indicam a divisão do transmissor em três partes. Veja a figura abaixo:
Veja abaixo a descrição de cores e componentes.

Abaixo a relação de componentes para construir este transmissor:
Alguns destes componentes requerem bastante atenção para que o transmissor FM funcione adequadamente. Geralmente os transistores tem 3 ou 4 terminais com configurações diferentes. Se você conectar estes terminais de maneira incorreta, estes poderão queimar ou até explodir. A figura abaixo auxilia como os terminais podem ser ligados. Veja a figura dos transistores de RF abaixo.

Onde encontrar componentes:
As últimas recomendações estão relacionadas com as bobinas que merecem uma atenção extra. Algumas podem ser encontradas em lojas de componentes eletrônicos, mas outras devem ser confeccionadas. Para estas bobinas use um fio com liga Prata/Cobre de 1mm. Use um lápis para ajudar a dar as voltas na bobina. Em caso de dúvidas não deixe de comentar!

Fontes:
 - http://www.sz123.com/15w-fm-transmitteruse-bly88c.html
 - http://wiringschematics.net/15w-fm-transmitter-based-bly88c.html
 - http://www.diy-electronic-projects.com/p85-15W-Fm-transmitter

37 comentários:

  1. Oi parceiro, sou Hélio Craveiro um apaixonado por rádio difusão gostei da sua materia, é muito insentivadora a qualquer iniciante parabens!!! só sentir falta do circuito esquematico se acrescentar + um para minha biblioteca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amigo.
      Fico feliz que tenha gostado da matéria. Você também pode opinar sobre o assunto de futuras postagens. Comente sobre algum circuito ou esquema que você gostaria de ver postado aqui.

      Obrigado!

      Excluir
  2. Otimo circuito e uma belissima ilustração,com certeza em breve estarei montando este circuito e logo em seguida postarei comentario sobre o mesmo.Obrigado amigão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela sua contribuição Mitchel! Espero que a sua montagem do transmissor FM de 15W funcione muito bem. Você pode contar conosco sempre que precisar!

      Excluir
  3. gostei do circuito amigo,porem senti falta do diagrama esquemático dele,mas agradeço muito por belo trabalho,vlw!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amigo.
      Obrigado pelo comentário. O esquema está em um rascunho e ainda não tive tempo de desenhá-lo em um CAD para esquemas elétricos. Em breve postarei o diagrama também.

      Obrigado!

      Excluir
  4. Oi amigo gostei do esquema faltou mas detalhes para entender-mos melhor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo. A matéria agora está atualizada com o diagrama esquemático do transmissor FM 15W.

      Obrigado pelo comentário.

      Excluir
  5. gostei muito do trabalho achei muito bem bolado,pelo visto muito facil de motar e de ua bom alcance. mas para melhor entender-nos precisa do diagrama esquemático.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amigo. Conforme prometido, a matéria está atualizada com o diagrama esquemático do transmissor FM 15W.

      Excluir
  6. "Sou fascinado por transmissão mas nunca consegui montar um transmissor com uma (ou duas) etapas amplificadoras que funcionasse!!!!!!!!"
    Só consigo montar transmissor que funcione bem com apenas um transistor!! Tento montar um mais potente com 2w pelo menos mas é tempo perdido não funciona!!!!!
    "PARA MIM EU ACHO QUE NÃO ADIANTA MOSTRAR ESQUEMA E DAR MIL EXPLICAÇÕES SE NÃO DER O LAY OUT DA PLACA QUE É O ESSENCIAL".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amigo, não entendi. Nesta matéria apresento o layout da placa. Só faltou o diagrama esquemático. Mas agora o diagrama esquemático está disponível e se precisar de algo mais continue postando.

      Obrigado!

      Excluir
  7. Gostei do sistema fis um transmissor ontem mas era muito simples
    esse sim e mas complicado de fazer vou comprar os componentes amanha e vou começar aviso quando acabar e se deu certo,
    parabens!! pelo blog show de bola

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amigo.

      Espero que o circuito funcione. Quando estiver pronto volte aqui e diga se funcionou. Em caso de mais dúvidas, continue postando.

      Excluir
  8. não consegui as bobinas de ferrite nem as outras, nem sei o watts dos resistores nem a voltagem dos capacitores agradesso se puder enviar

    ResponderExcluir
  9. muito bom vc caprichou no que pode agora se nao for pedir demais
    faça um lay out pra gente...por que para iniciantes fica bem melhor(rsrsrsrsrs)nao é por preguiça é que nem tds conseguem fazer um lay correto
    e poste aquí mesmo tenho certeza que ficaremos muito grato

    att:MIDDODEALMEIDA@HOTMAIL.COM
    ATT: COMUNIDADE EVABGELICA DE MACHADO MG

    ResponderExcluir
  10. desc: corrigindo comunidade evangelica de machado

    ResponderExcluir
  11. Amigo Avelar e ai que tal?
    vc ja testou ele numa antena plano terra?
    me fala sobre as harmonicas, por que eu montei aquí beleza mas tem muita espuria e harmonicas, mesmo ajustando de forma correta, se alguem conseguir
    postar aquí mesmo um esquema para filtro passa baixos seria otimo...
    att middo

    ResponderExcluir
  12. oi amigos sou denival sou fasinado por eletronica eu tanbem tenho um trasmisor mas não sei quatus wats mas ele atigi 5 kl si alguem tever etereso eu coloco pra voces ve.so não sei como fazer isso me eprique.

    ResponderExcluir
  13. Boas sera que podia poblicar ou ate enviar o esquema em Layout.

    ResponderExcluir
  14. Ótima publicação, me desculpe mas sou iniciante, não entendi as especificações das bobinas. Posso construir as mesmas, qual a dica? Naza

    ResponderExcluir
  15. Olá! Parabéns pelo seu blog, está muito legal!

    Vou tentar montar esse transmissor, mas sou iniciante em montagens.
    Você poderia me esclarecer/ensinar como fazer as bobinas? Não entendo direito 3*5*10, HF, 13mm/3x/1=7mm, etc.

    Abs,

    Antonio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. L1 3 Voltas sobre ferrite de 5x10mm
      L2 3 Voltas sobre aire de 9mm (largo 10mm)
      L3 1 Volta sobre aire de 12mm
      L4 4 Voltas sobre aire de 9mm (largo 12mm)
      L5 2.5 Voltas sobre ferrite de 5x10mm
      L6 1 Volta sobre aire de 12mm
      L7 2.5 Voltas sobre ferrite tipo HF de 10x5mm
      L8 3 Voltas sobre aire de 9mm (largo 8mm)
      L9 1 Volta sobre aire de 12mm
      L10 2.5 Voltas sobre ferrite de 5x10mm
      L11 2.5 Voltas sobre ferrite de 5x10mm
      L12 7 Voltas sobre aire de 9mm (largo 19mm)
      L13 3 Voltas sobre aire de 13mm (largo 7mm)

      Excluir
  16. ola! tudo bem? em que simulador, nos, conseguimos encontrar o AUDIO IN? obrigado

    ResponderExcluir
  17. GOSTARIA DE SABER SE EXISTE UM CIRCUITO ELETRONICO QUE POSSAMOPS MONTAR PARA O RÁDIO SDR E WINRADIO. SE HOUVER ME AVISE NO MEU GMAIL:joao.ferreira.mello@gmail.com OU joao.demello@uol.com.br UM FORTE ABRAÇO DO AMIGO FIREBIRD.

    ResponderExcluir
  18. se vc mudar o oscilador, colocar um de mp3 para wifi de automovel, vai ter uma frequencia estabilizada, sem variaçao, e estereo digital, montei um aki fico um equipamento proficional, unico problema é quando acaba energa ou desliga ele iniciaa com outra frequencia, entao liga em um nobreak....

    marciomesmo@gmail.com
    www.mixamotors.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa ideia. Pode me dizer qual modelo de transmissor MP3 utilizou? Acredito que seja possível colocar um controle automático utilizando microcontrolador.

      Excluir
  19. Eai Márcio ..eu já tentei amplificar a potência de um desses transmissor de rádio de carro .quero saber qual o transistor q posso usar na primeira etapa q pega o sinal rf do oscilador .obrigado .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um dos modos mais simples de melhorar o alcance é utilizar uma boa antena. Já tentou isso?

      Excluir
  20. Muito bom esse seu trabalho amigo!

    ResponderExcluir
  21. oi meu nome é kaue, eu gostaria de saber se é possivel eu conectar um arduino e trasmitir nas ondas de radio informações computacionais

    ResponderExcluir
  22. amigo poderia explicar como fabricar as bobinas ,não consigo entender nada por ser iniciante alguém poderia ensinar desde já agradeço .

    ResponderExcluir
  23. L1 3 Voltas sobre ferrite de 5x10mm
    L2 3 Voltas sobre aire de 9mm (largo 10mm)
    L3 1 Volta sobre aire de 12mm
    L4 4 Voltas sobre aire de 9mm (largo 12mm)
    L5 2.5 Voltas sobre ferrite de 5x10mm
    L6 1 Volta sobre aire de 12mm
    L7 2.5 Voltas sobre ferrite tipo HF de 10x5mm
    L8 3 Voltas sobre aire de 9mm (largo 8mm)
    L9 1 Volta sobre aire de 12mm
    L10 2.5 Voltas sobre ferrite de 5x10mm
    L11 2.5 Voltas sobre ferrite de 5x10mm
    L12 7 Voltas sobre aire de 9mm (largo 19mm)
    L13 3 Voltas sobre aire de 13mm (largo 7mm)

    ResponderExcluir
  24. nao encontrei o bly88c posso usar o blf244 no lugar dele?

    ResponderExcluir
  25. muito bem explicado. tambem adoro esta area. alguem ja montou

    ? e qual o resultado?

    ResponderExcluir
  26. esse parece mais avançado que o outro de 15w muito bom vou tentar montar o primeiro depois esse
    porque to aprendendo agora kkkkkkk nao sei bem direito quem quiser me ajudar agradeço preciso de placa e de alguns componentes kkk para me passar digas meu wattssap 988270438

    ResponderExcluir

Comente aqui sobre esta matéria.