quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Projetos espanta pernilongos natural

Nesta matéria apresento uma coletânea de projetos espanta pernilongo natural. Estes métodos para espantar pernilongos são naturais por não utilizarem produtos químicos nocivos ao ambiente. Estes projetos exploram propriedades fisiológicas destes animais para mantê-los longe. O melhor repelente da dengue (dengue repelente) é manter os cuidados com a água parada. O melhor repelente aedes aegypti é evitar água parada em recipientes espalhados pelo quintal. Estas precauções são os melhores relepentes naturais de mosquitos. Por favor, deixe seu comentário se tiver alguma dúvida. Vamos tentar responder os mais rápido possível.










Esquema Repelente de mosquitos

Este circuito repelente pode afugentar animais que possuem ouvidos sensíveis, ou que ouvem ultrassons como ratos, cachorros, gatos, morcegos.

O circuito proposto gera sinais na faixa entre 9 kHz e mais de 44 kHz que pode espantar mosquitos. O circuito também incomoda outros animais que possuem ouvidos sensíveis, ou que ouvem ultrassons como por exemplo, ratos, cachorros, gatos e morcegos.

Os ajustes devem ser feitos experimentalmente e, para se comprovar o funcionamento, pode-se usar um frequencímetro ligado na saída do circuito. O transistor de efeito de campo pode ser substituído por  equivalentes e deve ser dotado de um pequeno radiador de calor. O enrolamento primário do transformador deve ter tensão de acordo com a rede local, seja 110 ou 220 Volts. Os tweeters devem ter potência até 20 W e é preferível que se use os piezoelétricos que tem a capacidade de atingir frequências mais elevadas.

Uma sugestão alternativa interessante é alterar o circuito para um arranjo de baixo consumo que consiste em diretamente a saída do TLC555 à cápsula piezoelétrica do tweeter. Para isso, ele deve ser aberto e o pequeno transformador que existe no seu interior deve ser retirado. Com esta alteração o circuito poderá ser alimentado por pilhas ou bateria de 9 V, ideal para o caso de acampamento e pescarias.


Volta ao índice



Projeto repelente compacto

Os repelentes eletrônicos funcionam produzindo sons que incomodam os insetos. Estes sons estão fora das faixas audíveis dos humanos que está entre 20Hz a 20Khz. Este pode ser considerado um espanta pernilongo natural por não usar nenhum produto químico nocivo ao meio ambiente. Teoricamente os mosquitos são afastados por frequências entre os 17Khz e 18KHz. Objetivando uma receita repelente caseiro contra pernilongo, apresentamos o circuito abaixo para produzir um som ultrassônico para espantar pernilongos.


Este é um circuito muito simples que pode ter eficácia em algumas espécies e em outras não, mesmo dentro da mesma espécie alguns animais são afetados e outros não. Basicamente, a ressonância de frequências ultra-sônicas incomoda muitas espécies diferentes. Variando a frequência com a espécie de pernilongo, um circuito de ultra-som pode espantar desde mosquitos, pernilongos a morcegos. 


Volta ao índice



Circuito repelente completo

O circuito ilustrado abaixo é mais complexo embora seja mais eficaz. Assim, você poderá produzir um repelente eficaz contra mosquitos ao variar a frequência. Veja abaixo que este circuito é mais elaborado e potente.

O circuito tem como base de funcionamento o transdutor piezo, este transdutor pode ser obtido, em celulares ou telefones fixos. No entanto, é importante que o transdutor consiga oscilar em uma frequência ultra sônica. Pode-se utilizar um tweeter de boa qualidade e alguns dos tweeters do mercado produzem frequências muito além das frequências sonoras audíveis.


Volta ao índice



Entendendo os repelentes naturais

A propagação dos ultra-sons são barrados ou atenuados por obstáculos. Desta forma, os ultrasons funcionam de forma diferentes dos repelentes naturais a base de citronela. Os repelentes de citronela se espalham por todos os lados enquanto que o ultrassom funciona como um abajur. Veja a figura abaixo ilustrando o fenômeno.


Ainda não existem estudos que indiquem valores rigorosos para espantar mosquitos, mas os valores abaixo parecem funcionar de maneira eficiente.
  • Homem: 64 a 23,000 Hz
  • Cão: 67 a 45,000 Hz
  • Gato: 45 a 64,000 Hz
  • Morcego: 1,000 a 100,000 Hz
  • Golfinho: acima de 150,000 Hz
  • Mosquitos: 17Khz a 18Khz
  • Ratos: 1000 a 91,000 Hz
Volta ao índice



Esquema repelente de mosquitos mais elaborado

O circuito apresentado abaixo é um esquema de repelente natural mais elaborado. O ultrason produzido para espantar mosquitos deste esquema varia a frequência para que o incomodo seja maior. Este novo circuito funciona com dois lm555cn e o circuito digital CD4017.

Volta ao índice



Circuito repelente de mosquitos profissional

O circuito ilustrado abaixo é utiliza um circuito digital para ser mais compacto e flexível.  Assim, você poderá produzir um repelente eficaz contra mosquitos podendo-se fazer uma sintonia fina ajustando o Trimmer R1. Veja abaixo que este circuito é mais elaborado e potente.



Este circuito pode utilizar um tweeter de boa qualidade e que são comuns no mercado. Você somente precisa verificar se produzem frequências além das audíveis.


Volta ao índice



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui sobre esta matéria.