terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Circuitos Pisca de LED

Nesta matéria disponibilizo uma coleção de esquemas elétricos para Circuitos pisca de LED. Todos os circuitos pisca de LED são simples e fáceis de montar. Você poderá tirar as suas dúvidas postando seus comentários no final desta página.










Circuito pisca de LED

O esquema elétrico apresentado neste artigo é de um circuito básico de um pisca/pisca com LED baseado no circuito integrado LM555. Veja a figura abaixo:

Após o circuito ser alimentado, inicialmente o capacitor C2 está descarregado, isto faz com que o  comparador de tensão interno "pino 2" do circuito integrado ative a saída em nível alto (pino 3 = 12V), acendendo o LED.
A corrente circulando via R1 + R2 gradativamente eleva a tensão no capacitor C2 até atingir o limiar de 2/3 da VCC (para 12V = 8V) então, o comparador interno "pino 6" inverte a saída a nível baixo (pino 3 = negativo), apagando assim o LED.
Neste mesmo momento o "pino 7" é levado ao negativo por um transistor interno ao integrado (open colector), via R2 o capacitor C2 é gradativamente descarregado. Quando o capacitor C2 atingir 1/3 da VCC (para 12V = 4V) a saída é levada a nível alto e o transistor do "pino 7" entra em corte (aberto) permitindo que o ciclo recomece.
O resistor R3 tem como função limitar a corrente que flui pelo LED em 10mA.
O capacitor C1 filtra o "nó" interno dos compadores contra possíveis ruídos espúrios de alimentação (caso o circuito seja alimentado por fonte).

Caso queira montar o circuito a figura abaixo mostra um possível layout da placa.


Nesta outra figura está a disposição dos componentes:
Veja também o Gravador AVR USB

Lista de materiais e componentes:

  • U1 - Um circuito integrado LM555
  • R1 - Resistor de 100kOhms e 1/8W
  • R2 - Resistor de 220kOhms e 1/8W
  • R3 - Resistor de 1kOhms e 1/8W
  • C1 - Capacitor de 100nF cerâmico.
  • C2 - Capacitor de 1uF/16V eletrolítico.
  • LD1 - Um LED da cor de sua preferência.
  • Diversos: Fios, Fonte de 12V, Ferro de solda, Solda, Alicate de bico, Alicate de corte, Placa de fenolite.

Onde encontrar componentes:




Compatibilidade:
Os componentes listados abaixo são todos compatíveis com este circuito.

FabricantesModelo
ECG PhilipsECG955M
ExarXR-555
FairchildNE555 / KA555
HarrisHA555
IntersilSE555 / NE555
Lithic SystemsLC555
MaximICM7555
MotorolaMC1455 / MC1555
NationalLM1455 / LM555 / LM555C / LMC555
NTE SylvaniaNTE955M
RaytheonRM555 / RC555
RCACA555 / CA555C
SanyoLC7555
Texas InstrumentsSN52555 / SN72555











Volta ao índice



4 pisca-piscas com 1 CHIP

Circuito pisca de LED construído com portas lógicas NAND. A frequência das piscadas é determinada pelo valor dos capacitores que pode variar dentro da faixa 10uF e 220uF. A alimentação deve obedecer o padrão de 5V. Neste esquema, somente a metade das portas lógicas é utilizada. Você mesmo pode continuar a ideia e implementar mais dois piscas de LED.






Volta ao índice



Circuito pisca-pisca super simples

Esquema pisca-pisca de LED construído com somente um transistor. A intensidade das piscadas do LED é determinado basicamente pelo valor do capacitor C1. A frequência é ajustada no potenciômetro P1 o qual é também influenciado pelo valor de C1. Os pulsos são de curta duração, ocorrem durante a descarga do capacitor, e produzem uma alta intensidade. Devido à curta duração das piscadas o seu funcionamento tem uma longevidade prolongada.






Volta ao índice



Esquema sequencial de LEDs

O esquema apresentado na figura abaixo é de um circuito sequencial de LEDs. Na medida em que os oscilador dado pelo chip 555 pulsa, os LEDs vão ligando e desligando um a um. A frequência do circuito é é determinado pelo capacitor de 10uF e que pode ser modificado para outros valores. A alimentação deste circuito é feito por uma fonte de 12V. Uma vez que somente um LED fica aceso a cada pulso a fonte de alimentação pode ser de uma corrente bem baixa.








Volta ao índice



Circuito pisca de Natal

Este circuito tem a função de gerar uma sequência de LEDs que piscam. O circuito é muito simples de ser montado pois é baseado num único circuito integrado: CD4060. O efeito produzido por este circuito é muito interessante para utilização em árvores de natal. As piscadas ocorrem de forma aleatória e cores diferentes podem ser utilizadas para os LEDs D1 até D11. O tempo de acionamento de cada LED pode ser configurado pela malha de tempo data por C1, R1 e R2. O circuito pode ser alimentado por uma fonte de 9V.




Volta ao índice



Toque de LED sequêncial

Este circuito tem a função de ligar em sequência um conjunto de LEDs a cada toque dado no sensor. O circuito é baseado no circuito integrado CD4017. Os LEDs também pode ser substituídos por relés para acionar cargas de maior potência, isto é, lâmpadas. Este circuito não pode ser utilizado para controlar cargas pois há o problema da geração de repiques. O circuito pode ser alimentado por uma fonte de tensão na faixa de 5 a 15V.


Volta ao índice



Detector AC de LED

Este circuito tem a função de acionar o LED quando um sinal AC estiver em sua entrada. Este circuito é baseado em dois transistores BC548 e mais uns poucos componentes. O ponto de acionamento deste circuito é ajustado pelo componente P1 em função da intensidade do sinal de entrada. C1 tem um valor que depende da duração do pulso de entrada e de sua forma de onda.


Volta ao índice



Circuito de LEDs paralelos

Este circuito tem a função de acionar um conjunto de LEDs em paralelo. O componente principal é um transistor TIP31 que tem alta capacidade de corrente. Este circuito foi calculado paca acionar 4 LEDs em paralelo. A tensão de alimentação pode estar entre 10 e 20V. Note que o coletor deve ser alimentado com a polaridade negativa.


Volta ao índice



Timer de LED

Este circuito funciona como um temporizador muito simples construído apenas com um transistor BC548. O tempo de acionamento é determinado pela malha RC dado pelo capacitor de 100uF e o resistor de 100kOhms. A alimentação pode ser feita por uma fonte de 6V.


Volta ao índice



LED Teste USB

O LED Teste de USB é um circuito de grande utilidade para pessoas que utilizam computadores desconhecidos. A questão é que não se sabe se a montagem de um computador foi bem feita e, eventualmente, a porta USB pode estar ligada de maneira incorreta. Assim, ao ligar um Pendrive ou outro equipamento USB no conector do computador este pode se queimar.

O projeto do LED Teste USB pode ser montado de acordo com o esquema apresentado na figura abaixo. Este circuito permite identificar se a porta está conectada incorretamente e isso poderá salvar o equipamento que estava destinado a ligar em uma possível porta conectada incorretamente. Este dispositivo também é muito útil para os profissionais que montam computadores visto que o erro pode ser verificado após a montagem ou quando alguma máquina chega para a manutenção.

Outra vantagem do LED Teste USB é que trata-se de um dispositivo montado com componentes simples e de fácil acesso. Todos os materiais necessários para compor o sistema podem ser encontrados em qualquer loja de eletrônica.
Lista de Material
1 - Conector USB macho
2 - Placa padrão matriz de pontos.
3 - Led Vermelho
4 - Led Amarelo
5 - Led Verde
6 - 3 Resistores 1/8W 1kohm

Funcionamento do circuito
O funcionamento do circuito é simples. O led vermelho indica que houve inversão da polaridade na alimentação do plug USB. O Led amarelho indica uma troca da linha de dados do plug USB. O Led verde indica que as conexões estão certas.
Volta ao índice



81 comentários:

  1. Como faço para utilizar mais de um led?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dependendo de quantos LEDs a mais você deseja utilizar pode ser simples ou complicado. Caso vc queira adicionar mais uns 4 ou 5 leds só é preciso ligar cada LED em série com um resistor de 1kohm no pino 3. A carga de corrente no pino 3 para o CI 555 normalmente é de 200mA.

      Para mais LEDs é necessário que haja um buffer. Para isso utilize um transistor BD135 ou um TIP31 na configuração de chave. Se precisar posso adicionar um esquema elétrico extra aqui.

      Obrigado pelo comentário.

      Excluir
    2. Eu preciso de um circuito simples, talvez ate que possa ser montado numa ponte de terminais de tao simples que eu, um super leigo, possa montar... vou instalar num brinquedo que estou recuperando e esse circuito iria funcionar como as setas de direção acionadas por um interruptor de 3 posições... na posição direita, piscariam 3 leds do lado direito, na esquerda piscariam os outros 3 leds do lado esquerdo. Na posicao central não haveria corrente no circuito. Preciso de ajuda! poderiam me ajudar?

      Excluir
    3. Esqueci de mencionar que o circuito seria alimentado por 4 pilhas alcalinas, no total de 6 volts.

      Excluir
    4. salve! vi a duvida do Anonimo e ainda nao consegui,entao eu queria fazer a mesma coisa, quero adicionar mais 3 LEDs mas nao estou conseguindo fazer o circuito. poderia me ajudar de alguma forma. vlw agradeco desde ja .

      Excluir
  2. ola amigo espero poder me ajudar.
    tenho duas fitas de led de 50cm 12v.
    uma fonte de 12v e 1A
    precisso deixar as fitas em paralelo piscando, alternando entre si.
    pretendo com o sinal de saida do CI acionar dois reles
    (um com inversora), que por sua vez alimentaram os ledess.
    porem tenho duvidas posso alimentar o ci 555 com a mesma fonte que alimentarei os leds?
    qual rele posso usar para está aplicação ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não recomendo o uso de relês. Por serem elementos reativos, pode ser que haja interferência nos tempos de liga e desliga.

      Sendo a sua fonte de 1A, é melhor utilizar transistores bipolares ou FETs. Um transistor bipolar que conheço que consegue acionar a sua fita de LEDs é o TIP31. Procure o PDF na internet.

      Ao utilizar esses transistores no lugar de relés a alimentação pode ser feita unicamente pela sua fonte de 12V.

      Espero ter lhe dado uma luz para o seu caso. Caso ainda tenha dúvida, continue comentando.

      Excluir
  3. É possivel utilizar este circuito com bateria de moto? Seria preciso usar dois circuitos , um para cada lado da seta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Visto que a alimentação da bateria de moto é de 12V, acredito que funcione sem problemas.

      No caso de utilizar na moto, pode-se conseguir uma chave especial que direciona o pisca-pisca para uma lâmpada ou outra. Então não é necessário a utilização de dois circuitos. Seria este o objetivo?

      Excluir
  4. ola tenho uma tens.24v e necessario aumentaria resistencia de r.1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é possível alimentar este circuito com 24V. O LM555 tem um limite de alimentação de 16V. Utilize um regulador de tensão para manter a alimentação em um nível adequado. Recomendo o CI LM7812.

      Espero ter contribuído para a sua dúvida.

      Excluir
  5. tenho um circuito astavel a base de ci 555 com 2 leds quero que eles piquem independentemente um do outro achei o circuito na internet mais eles piscam juntos sera que na saida posso por um rele quanto estiver em 1 ele liga fecha um contato e a bre o outo e quando estiver no 0 a mesma coisa so invertida sera que da certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo. A solução para isso é bem simples e não é necessário um relé. Veja que acrescentei um link ao final da matéria com a alteração do circuito que implementa a funcionalidade que você deseja.

      Espero ter ajudado. Obrigado.

      Excluir
  6. Olá, gostaria de substituir o relê mecânico da seta da moto, este (ou outro) circuito pode-se obter saída de 12V para lâmpada(s) de 5w (ou mais)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo,

      Acredito que você possa substituir o LED por um relê mecânico. Mas você tem que adicionar um transistor na saída do pino 3 do LM555 para conseguir disparar o rele. A corrente de saída do LM555 não é o suficiente para excitar determinados relês.

      Obrigado.

      Excluir
  7. Oi, o layout tem as dimensões corretas? É só imprimir? Ou terei que redimencionar? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amigo, atualizei o post com um link que leva a um arquivo em PDF já em escala. É só baixar e imprimir.

      Obrigado pelo comentário.

      Excluir
  8. CARA QUAL É OS MATERIAIS PARA SE FAZER ESSE CIRCUITO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo,

      Os componentes que você precisa estão no diagrama esquemático da primeira figura. Mas vou atualizar a matéria com uma listagem que especifica melhor os materiais necessários para montar o circuito.

      Obrigado pelo comentário.

      Excluir
  9. Respostas
    1. Se você precisar de mais ajuda, não deixe de comentar.

      Obrigado.

      Excluir
  10. cara e se por acaso eu não conseguir axar o LM555 O cl 555 serve?? o que alterará no circuito com o CL????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A nomenclatura CL eu nunca ví. Eu atualizei a matéria constando todos os componentes compatíveis. Recomendo que anote os códigos e leve até a loja.

      Este componente é muito simples de ser encontrado. Pode ser encontrado em qualquer loja de componentes eletrônicos ou até mesmo em sucata.

      Você pode também comprar este componente pela internet. Dê uma vasculhada pelo mercadolivre. É possível encontrar uma variedade de vendedores para este componente.

      Obrigado pelo comentário.
      Espero ter ajudado.

      Excluir
  11. cara tem condiçoes de vc colocar o polo da fonte e o do led e capacitores nesse circuito? muito obrigado sua ajuda fou fundamental na montagem do meu circuito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo.

      Eu não entendi oque você realmente deseja. No diagrama já constam os "polos" dos componentes. Onde você quer que se especifique os "polos"? Você pode especificar melhor oque você deseja?

      Excluir
  12. amigo muito bom o seu circuito vc tem mais algum seu???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amigo.

      Qual tipo de circuito você deseja. Outro do tipo pisca-pisca?

      Excluir
  13. Não um circuito simples para se fazer em casa, como por exemplo um sensor de alguma coisa< ou tipo um aquecedor , qualquer coisa desde que seja diferente desde e que os componenetes sejam faceis de se encontrar! pois é pra um projeto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amigo,

      Tente um projeto bem fácil como o protetor de USB.

      Protetor de USB

      Excluir
  14. Olá amigo, gostaria de montar um circuito semelhante ao dos giroflexs das viaturas de polícia, so que em moto.

    o que tanto preciso utilizar?
    você pode listar os todos materiais necessário?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amigo,

      Um Giroflex mecânico é bem fácil de fazer. Mas acredito que você queira um totalmente eletrônico, certo? Bom, se for esse o caso eu tenho um esquema para circuito Giroflex. Se quiser é só responder e a gente discute como fazer. O circuito é bem flexível.

      Obrigado.

      Excluir
    2. pode me passar um esquema de giroflex eletrõnico?vou utilizar 10 leds azuis e 10 vermelhos para alternarem na alimentação 12 vcc de bateria de carro

      shinoodle89@gmail.com
      agradeço desde já

      Excluir
  15. queria colocar leds em uma placa PARE com 30 led depois fazer piscar todos ledes simultanhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O circuito para este propósito não é complicado e a base para a função de piscar continua sendo o circuito desta página.

      Tenho que calcular os parâmetros dos componentes e em breve posto uma atualização deste artigo para ajudá-lo. Será necessário colocar alguns transistores para controlar a corrente, que é maior, para um conjunto de 30 LEDs.

      Obrigado pelo comentário.

      Excluir
  16. Boa noite amigo preciso de um esquema para + - 200 leds para uma placa de propaganda que vou escrever bomboniere gostaria que tivesse efeito de pisca tem algum esquema que possa passar para min obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo,

      Vou fazer da mesma forma que expliquei no comentário anterior. Você poderia especificar melhor como quer o efeito de pisca? Quer que as letras pisquem em sequência?

      Obrigado pelo comentário.

      Excluir
    2. Olá entao eu n sei mais eu liguei aqui em ksa um capacitor q eu n me lembro as caracteristocas mas o led piscoi igual o mega capacitor como eu faço isso outra vez

      Excluir
    3. Olá entao eu n sei mais eu liguei aqui em ksa um capacitor q eu n me lembro as caracteristocas mas o led piscoi igual o mega capacitor como eu faço isso outra vez

      Excluir
  17. Ola amigo, muito interessante este circuito,mas entendo pouco de eletronica para nao dizer quaze nada, estou tentando montar um carrinho de controle remoto sem fio, ja tenho todo o circuito de um que comprei ai estou adaptando em uma carroceria que estou fazendo, mas queria deixa-lo bem maneiro, e queria colocar alguns leds, ou seja oito na parte frontal e uns seis ou nove na parte trazeira, e pra ficar um pouquinho mais dificil quatro em cada lateral. Gostaria de saber quais componente utilizar fora os leds. Agradeco se poder ajudar. Abco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo,

      Você deve primeiramente me dizer quais os LEDs e cores você deseja utilizar. Para cada tipo devemos utilizar um resistor diferente, pois as correntes são diferentes. Além disso, você vai utilizar a mesma estratégia que expliquei nos dois últimos comentários. Assim, aguarde a atualização desta página que estarei preparando em breve.

      Obrigado pelo comentário.

      Excluir
  18. Blz, os leds frontais seriam brancos, os traseiros vermelhos e os laterais amarelos. Se poder me ajudar agradeco desde ja.

    ResponderExcluir
  19. Ola, gostaria de sabet quais resostores utilizar, queria fazelos esse fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amigo,

      Você pode consultar esta matéria: Calculando corrente dos LEDs. Não é difícil saber qual resistor utilizar. Você só precisa fazer os cálculos.

      Se você quer fazer muitos LEDs piscarem, você vai precisar de um driver. Você pode utilizar um transistor na saída deste circuito com um resistor de 1kOhm na base. Não fiz o diagrama ainda porque estou sem tempo. Quando voltar de viagem vou trazer novidades. Se precisar de algo mais continue postando.

      Obrigado pelo comentário.

      Excluir
    2. eu preciso de um circuito simples para fazer funcionar um pisca tipo seta com interruptor de tres posicoes... na posicao central nao pisca nada, lampadas apagadas; clicando para a direita pisca dois leds e clicando para a esquerda pisca outros dois leds. Seria um circuito para incrementar um brinquedo antigo, um veiculo, que quero instalar leds quadrados que funcionariam como setas de direcao, dianteiras e traseiras. Alguem poderia me ajudar?

      Excluir
    3. Oi amigo,

      O circuito da matéria é o mais simples de ser montado. É considerado receita de bolo. Em vez de ponte de terminais você pode considerar o uso de placa padrão (Parecida com a protoboard). Você já tem a chave que quer utilizar?

      Excluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cláudio tudo bem?Eu estou precisando de orientação.
      Sou detentor de um projeto que envolve led pisca,
      mas eu gostaria de saber se você me recomenda um circuito barato,pois eu dependo de custo/benefício.
      O circuito deve ser de baixa tensão,para não provocar choque e depende de automação(liga/desliga).Obrigado.

      Excluir
    2. Existe uma opção muito barata que é comprar o LED com a funcionalidade de pisca-pisca. Estes LEDs já vem com tudo pronto e você apenas precisa ligar uma bateria (3V, 9V, etc...). Estes componentes vem com uma configuração de piscadas predeterminadas e não podem ser modificadas como frequência e tempo ativo e inativo. Se você precisa mudar a frequência é necessário um outro circuito mais elaborado.

      Seria interessante se você pudesse dar um pouco mais de detalhes sobre a sua aplicação. Se precisar continue postando.

      Obrigado.

      Excluir
  21. Olá, parabéns pelo blog. Encontrei muita coisa interessante para meu hobby preferido. Por gentileza, poderia me informar qual programa você usou para criar a placa de circuito impresso do pisca-pisca com 555? Obrigado. newtoncmenezes@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amigo,

      O layout deste circuito é bastante antigo e na época desenhei utilizando o Corel Draw. Hoje, para protótipos, utilizo a placa padrão. Você não precisa se preocupar muito com o layout pois é só ir soldando os componentes.

      Quando o circuito é mais complexo costumo utilizar o FreePCB Express.O FreePCB Express é bem simples de usar e é gratuito.

      Excluir
  22. Olá Cláudio,

    Tenho uma PCB com cerca de 250 lasers, ao qual queria integrar um pisca-pisca à entrada, por motivos de aquecimento do circuito.

    O circuito foi montado em paralelo, com uma fonte de alimentação de 3.3v e 15A. Cada laser tem 2V, 25mA e 5mW de potência.

    Se possível e sem querer abusar, gostaria de saber quais componentes teria de utilizar para montar um pisca-pisca, dimensionado especificamente para este circuito.

    Agradecia imenso, se me puder ajudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tiago,

      Puxa vida! 250 lasers é muita coisa... Antes de qualquer coisa eu gostaria que você me respondesse umas perguntas. Eu queria saber se você alimenta esta placa diretamente. É isso mesmo? Se for assim, por quanto tempo você consegue deixar o circuito ligado antes de haver superaquecimento?

      Bom, você reclama de super aquecimento. Acho que uma coisa que resolveria para você seria um sistema de resfriamento mais eficiente. Assim, pode ser possível que você utilize o laser continuamente.

      Se você quiser adaptar um circuito pisca-pisca não é muito complicado. Só é preciso escolher o driver adequado que pode ser baseado em rele, transistor ou FET. Tudo depende do que você quer com relação a potência, frequência, confiabilidade, etc...

      Só por curiosidade... para que você usa isso? Não tem problema se não puder responder. Eu entendo isso.

      Excluir
  23. A placa ´alimentada directamente da fonte. Depende, o circuito aguenta entre 20 a 30 min. a sobreaquecer. Principalmente em tempo de calor, enfraquecendo a luz emitida pelos laseres.

    Já pensei no sistema de arrefecimento. Contudo, não é viável neste caso.

    O circuito pisca-pisca não necessita de ter grande fiabilidade, visto que serve apenas para não sobreaquecer a PCB, também não necessita de ser muito potente. Digamos, que necessita apenas de fazer piscar. :) E já agora, com a possibilidade de controlar a frequência e o tempo do pisca-pisca.

    Fiz uma espécie de capacete, para usar, onde os laseres se encontram direccionados para o couro cabeludo, para tratamento da queda do cabelo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tiago,

      Obrigado pelas explicações. Em vista sobre o que você me disse, tenho uma solução mais barata e simples. Acredito que seu problema pode ser resolvido utilizando o primeiro circuito desta matéria. No pino 3 do diagrama, onde se encontra um resistor em série com um LED, você pode trocar o que estiver lá por um resistor em série com um relé. O Relé será a chave que acionará a sua placa. Você pode utilizar qualquer relé para 5V desde que suporte a corrente da placa. Se o 555 não conseguir acionar o relé você deverá adicionar um transistor driver para o acionamento.

      Bom, não sei até onde vai seu entendimento sobre eletrônica, mas se você não 'captou' o que eu disse eu posso conseguir um tempo para fazer um diagrama e uma explicação mais elaborada.

      Além disso, seria bom você dizer como você quer os tempos de acionamento. Por exemplo: 10 minutos ligado e 15 desligado.

      Excluir
    2. Olá Claudio,

      Antes de mais agradeço a sua ajuda e disponibilidade. Quanto ao meus conhecimentos de eletrónica, a verdade é que são um pouco limitados.

      Se puder fazer o diagrama e explicação que falou, eu ficaria muito grato, caso não consiga vou tentar seguir (mais ou menos) a sua explicação.

      Relativamente ao tempo, estes deverão ser curtos. Na ordem dos milésimos de segundo, ligando e desligando.

      Talvez não fosse pior utilizar 2 trimmers para controlar a frequência e o tempo do pisca-pisca. O meu problema é não saber dimensionar o circuito e seus componentes.

      Mais uma vez, muito obrigado pela ajuda.

      Excluir
  24. Boa Noite Cláudio, gostaria de montar um giroflex composto por leds, pois os de lâmpadas e motor o carro tem que ficar ligado direto pra não descarregar a bateria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jose,

      Você consegue fazer isso utilizando o quarto circuito desta página.Você só precisa colocar em disposição de circulo.

      Excluir
  25. Bom dia,sou totalmente leigo, tenho 2 pisca pisca de led ,destes de natal, 1 parou de funcionar, posso cortar os fios e ligar um atraz do outro ? são ligados em 110v

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, não é muito seguro utilizar estes pisca-piscas com defeito para tensões em 110 ou 220 volts. Pode haver incêndio e acredito que seja melhor comprar um novo mesmo.

      Excluir
  26. preciso ligar luzer de leb pela por usb

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vai conseguir isso que você quer se seguir o circuito Teste LED USB presente nesta mesma página. Continue postando mensagens se continuar com dúvidas.

      Excluir
  27. cara preciso montar um oscilador com porta logica 74ls00
    com 1 transistor bc548, led vermelho , n sei como calcula a resistencia e preciso controla a frenquencia de 1-5 hz com um capacitor que tambem n sei onde botar e nem como calcular me ajudaa

    ResponderExcluir
  28. Olá boa tarde, trabalho com decoração natalina de rua, e estou pretendendo fazer para o final de ano um enfeite constituído de 2 sinos paralelos de mangueira luminosa de leds. Nestes sinos pretendo fazer um efeito de pisca-pisca dando um efeito como os sinos estivessem em movimento, para tanto preciso de um equipamento que será ligado na rede 220V e que façam o efeito de sinos badalando. Gostaria de saber a possibilidade de ser desenvolvido esse pisca a um custo pequeno para não invibializar o projeto.Serão umas 500 peças.

    ResponderExcluir
  29. Olá,pessoal.
    Gsotaria de saber como poderia fazer um pisca pisca para este natal pois cada dia que passa os pisca pisca de natal ficam mais caros.

    Queria saber como faço um pisca pisca com pelo menos uns 100 LEDs e caso queira colocar mais LEDs oque preciso fazer ?

    Obs preciso ligar em 110V
    Caso alguém se disponha a ajudar segue abaixo meu email
    Vinicius22@outlook.com
    Deixe o email caso precise entrar em contato
    Agradeço desde ja.

    ResponderExcluir
  30. Olá,pessoal.
    Gsotaria de saber como poderia fazer um pisca pisca para este natal pois cada dia que passa os pisca pisca de natal ficam mais caros.

    Queria saber como faço um pisca pisca com pelo menos uns 100 LEDs e caso queira colocar mais LEDs oque preciso fazer ?

    Obs preciso ligar em 110V
    Caso alguém se disponha a ajudar segue abaixo meu email
    Vinicius22@outlook.com
    Deixe o email caso precise entrar em contato
    Agradeço desde ja.

    ResponderExcluir
  31. ate quantos leds podem ser add no esquema dos piscas de natal?

    ResponderExcluir
  32. ate quantos leds podem ser add no esquema dos piscas de natal?

    ResponderExcluir
  33. Ola,
    Você pode postar um circuito de pica LEDS com 03 funções, sendo:
    01 - Pisca rápido
    02 - Pisca lento
    03 - Acesso direto

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  34. Olha só eu fiz um led piscar com um só capacitor. Piscou igualzinbo ao mega capacitor mais agr n me lembro qual capacitor usei alguem me explica tenho o video do led piscando

    ResponderExcluir
  35. Boa tarde! Coloquei pisca pisca de led com oito funções em minha loja, só que quando ligo cada um começa em uma sequência DIFERENTE, GOSTARIA DE SABER SE CONSIGO COLOCA-LOS NUMA MESMA SEQUENCIA OU DEIXAR sem piscar? Vcs podem me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que você pode encontrar a resposta no manual do produto que você adquiriu. Lá você deve encontrar os passos para lhe ajudar a resolver a sua dúvida. Talvez você possa também construir um circuito específico para atender a sua necessidade. Veja o circuito Esquema sequencial de LEDs acima.

      Obrigado pela visita!

      Excluir
  36. Olá. Preciso de um projeto para um sequencial de led aleatório. No caso seriam 4 cores diferentes cada cor com cerca de 15 leds cada cor acendendo 1 vez de forma aleatória. Da pra ser adaptado de algum dos projetos acima?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sidcley,

      Você poderá utilizar como base o circuito "Esquema sequencial de LEDs" encontrado acima. Este circuito possui o controle de mais de 15 LEDs. Para conseguir que LEDs acendam de forma aleatória você simplesmente distribui a posição dos LEDs de forma aleatória. Assim, acredito que você consiga o efeito que deseja. Se precisar de mais ajuda é só comentar!

      Obrigado pela visita.

      Excluir
  37. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  38. No Circuito pisca de LED, em vez do led posso utilizar um bc548 com um rele 12V/220V? a minha duvida é se o rele aguenta as piscadelas dos 220v, e se este não pega fogo após algum tempo. já agora ligo o neutro ou a fase no rele.

    ResponderExcluir
  39. gostaria de um circuito sequencial com transistor led

    ResponderExcluir
  40. Boa noite lhes agradeço muito valeu

    ResponderExcluir

Comente aqui sobre esta matéria.