O Baybus é um sistema muito comum para controlar o resfriamento dos computadores. Neste post apresento um circuito muito fácil de ser montado para controlar, a partir de um potenciômetro, a velocidade dos coolers.
O princípio de funcionamento deste circuito será por PWM. O PWM vai lançar no cooler a quantidade de energia necessária para controlar a velocidade. O segredo está na maneira com que esta energia é lançada no cooler que é por pacotes de tempo. Veja a figura abaixo para entender melhor.
Na figura acima observamos três curvas distintas. Veja que na primeira curva 10% do tempo o cooler fica ligado e 90% do tempo o cooler fica desligado. Na segunda curva 50% do tempo o cooler fica ligado e 50% desligado. Na última o cooler fica 90% ligado e os outros 10% desligado. Observe que temos três velocidades para controlar o cooler.
Veja a figura abaixo que apresenta o circuito de controle PWM para o Baybus. Os componentes já foram calculados para operar com o cooler. Não é necessário fazer alteração, mas caso seja necessário você poderá trocar os componentes a partir da formula apresentada abaixo:
$ f_{PWM} = \frac{1.44}{(R1 * C1)} $
Lista de componentes:
- R1 - Potenciômetro de 100k
- R2 - 10kohm
- C1 - Capacitor de 0.1uF
- C2 - Capacitor de 0.01uF
- C3 - Capacitor de 0.1uF
- Q1 - FET IRFZ46N
- D1 - 1N5818 (ou 1N4148)
- M1 - Cooler. (Pode-se ligar até 3 em paralelo)
Caso tenha dúvidas não deixe de comentar. Obrigado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente aqui sobre esta matéria.