segunda-feira, 23 de abril de 2012

Fonte Simétrica Regulável

O circuito desta fonte simétrica regulável possui proteção contra curto circuito na saída e tem excelente estabilização. Este esquema de fonte simétrica possui as polaridades negativa e positiva com um terminal neutro central.

O terminal positivo tem sua tensão de saída regulada pelo circuito integrado regulador LM317. Você pode conhecer mais detalhes sobre este regulador em minha matéria Circuito com LM317. O circuito de saída foi desenvolvido para fornecer uma tensão regulável e controlável a partir do potenciômetro $P_1$ que fornece uma saída na faixa de 1.3V até 32V.

Os transistores Q2 atua como bomba de corrente para melhorar o desempenho do circuito para ser capaz de fornecer uma corrente de até 3A. No terminal negativo tem o circuito integrado LM337 para regular a saída e tem características semelhantes ao LM317 distinguindo se apenas pela operação na polaridade inversa. Assim como na saída positiva, a saída negativa também conta com um transistor, Q3, atuando como uma bomba de corrente tornando o sistema capaz de fornecer até 3A de saída na tensão negativa. A ponte de retificação é construída utilizando se 4 diodos 1N5404 e o transformador tem secundário de 24 + 24 V com 3 A. Os transistores de potência e CIs devem ser montados em bons radiadores de calor. O autor tem está fonte em sua bancada funcionando satisfatoriamente a mais de 3 anos.

8 comentários:

  1. Caro amigo, espero q tudo esteja bem.
    Gostaria de saber ô pq de não haver um capacitor simétrico ao C7 de10 microF.
    Gostaria ainda de saber se a Tensão pode passar dos 30 V, pq tem capacitores com Tensão de 25 V.
    Os alunos no Laboratório me perguntaram.
    Abraço. Andre - "anddcardoso@gmail.com" -

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá André,

      Este circuito, da parte do regulador, foi copiado quase diretamente do Application Notes do Datasheet original dos reguladores LM337 e LM317. A diferença é com relação aos transistores adicionais TIP que funcionam como bombas de corrente.

      Eu não sou o projetista deste circuito. Com relação ao capacitor C7, acredito que o projetista ou cometeu equívoco, ou colocou aleatoriamente. No Application Notes este capacitor é aplicado quando a distância do regulador e a alimentação é de 10cm. Se não for este o caso, não é necessário nem o C7. Caso contrário C7 é necessário e outro par oposto.

      Acredito que a tensão de alimentação pode ultrapassar os 30V (mas não muito, veja o datasheet do LM317/LM337) se os componentes forem modificados adequadamente. Ou seja, troca dos capacitores. Avaliar a tensão de trabalho dos transistores e reguladores, etc...

      Excluir
  2. Qual o valor do capacitor da trilha GND (o que está sem informação, no final do circuito)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amigo,

      Parece um capacitor, mas apenas é outra forma de representação do ground (GND).

      Obrigado pela sua pergunta.

      Excluir
  3. AMIGO,POSSO USAR APENAS A PARTE NEGATIVA DESTA FONTE PARA ALIMENTAR UM CIRCUITO E MESMO ASSIM TEREI OS 3A DE SAIDA ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vagner,

      Usar somente uma polaridade vai fazer com que toda a capacidade de corrente passe por somente um ramo. Note que o limite dor circuito é de 3 Amperes. Então, visto que há perdas, é provável que consiga algo entre 2 e 3 Amperes.

      Obrigado!

      Excluir
  4. Olá, bom dia.
    Parabéns pelo Blog.
    Gostaria de informar que os capacitores C5 e C8 estão com os terminais invertidos nesse desenho.
    Como a tensão é negativa, o terminal positivo do capacitor tem que estar no ground, como C7 e C6.
    Espero ter ajudado.
    Abçs

    ResponderExcluir

Comente aqui sobre esta matéria.