quarta-feira, 23 de maio de 2012

Circuitos Sirene Ambulância e Polícia

Nesta matéria disponibilizo uma coleção de circuitos de sirene de ambulância ou circuitos de sirene de polícia. Veja a relação de circuitos abaixo e escolha o seu:

Circuito Sirene de Ambulância com 555 - Esquema elétrico de um circuito de ambulância utilizando o LM555.
Circuito Sirene de Ambulância com transistores - Esquema elétrico de um circuito de ambulância utilizando apenas transistores.
Circuito Sirene de Emergência com OPAMP - Esquema elétrico de um circuito de Emergência com Amplificadores Operacionais.





Circuito Sirene de Ambulância


O esquema elétrico da figura acima é de um circuito que produz um som similar ao da sirene de polícia. Este circuito faz uso de um circuito temporizador LM555 configurado como um vibrador astável. A frequência é controlada pelo pino 5 do CI. O primeiro CI (Da esquerda) foi construido para trabalhar com uma frequência em torno de 1Hz. O capacitor de 47uF é carregado e descarregado periodicamente e a tensão sobre este aumenta e diminui gradualmente de forma periódica. Esta variação de tensão modula a frequência do segundo CI. Este processo se repete e produz o som inconfundível de uma sirene de polícia. Duas configurações, VR1 e VR2, são providas para variar o período de repetição e o tom gerados pela sirene. Pela variação de VR1 você pode configurar a rapidez da mudança da sirene. VR2 configura a frequência da sirene. Ajuste VR1 e VR2 da maneira que melhor lhe convier.




Circuito Sirene de Ambulância com transistores


Neste esquema o circuito produz um som parecido com sirenes de ambulância. Este circuito é diferente de um circuito de ambulância mais geral porque usa apenas transistores em vez do circuito integrado LM555. Com relação à operação, este circuito pode ser dividido em três partes principais: Parte da baixa frequência, Parte da alta frequência e o amplificador. A parte de baixa frequência inclui o Q1, Q2, R2, R3, C2, C3. Estes são responsáveis por produzir a parte do sinal de baixa frequência que é estendida até Q3. Os componentes Q4, Q5, R8, R9, C5, C6 são os sinais para gerar a parte de alta frequência. Este sinal é entregue ao Q6 para ser amplificado.




Circuito Sirene de Emergência com OPAMP

Este circuito de sirene de emergência utilizado como sinal de alarme de alta frequência e alta potência utilizando amplificadores operacionais. Este circuito produz um som alto quando S1 é pressionado até que haja a carga total do capacitor C3. Quando o botão é solto a descarga do capacitor ocorre por R3 fazendo o sinal sonoro continuar até o fim da carga do capacitor.

4 comentários:

  1. Ola! muito bom seu blog parabéns!sou do brasil, amigo também tenho um blog, fiz com o intuito de compartilhar meu aprendizado com outras pessoas que gostem de eletrônica, gostaria de saber se vc poderia indicar o link do meu blog no seu, também posso colocar o seu no meu, assim usuarios de ambos poderão utilizar os dois, aumentando o aprendizado, o que vc acha? aguardo resposta! abraço!o link do meu blog é www.testandoeletronica.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo,

      Obrigado pelo comentário. Me desculpe por ter demorado tanto para responder, estava viajando e não tive muito tempo para gerenciar o blog aqui. Estava um pouco esquecido. Também gostei de seu Blog. Vou encontrar um lugar aqui no blog para adicionar o seu link.

      Excluir
  2. qual é o pino no ci 555 que sai o sinal pois la tem 6 e qual o outro sem numero 3 ou 2 biggairtonn@gmail.com zap 61985320874 me respondam por favor

    ResponderExcluir
  3. qual é o pino no ci 555 que sai o sinal pois la tem 6 e qual o outro sem numero 3 ou 2 biggairtonn@gmail.com zap 61985320874 me respondam por favor

    ResponderExcluir

Comente aqui sobre esta matéria.