segunda-feira, 23 de abril de 2012

Circuito com LM317/LM338

O LM317/LM338 é um componente da série de reguladores muito utilizado para regular fontes de alimentação de 5V, 6V, 9V, 12V. A capacidade de corrente deste componente é de 1.5A para o LM317 e 5A para o LM338 dentro de uma faixa de tensões que vão desde 1.2V até 37V. Este componente é extremamente fácil de ser utilizado e requer somente dois resistores externos para configurar a tensão de saída. Além disso, tanto a linha e a carga de regulação são melhores que os reguladores fixos por padrão. O circuito da figura abaixo mostra um exemplo de ligação deste regulador para se utilizar em uma fonte.


Quando em operação, o LM317 estabelece uma tensão nominal de 1.25V de referência, $V_{ref}$, entre a saída e o terminal de ajuste. A tensão de referência é imposta através do resistor de programa R1 e, uma ves que a tensão é constante, a corrente constante $I_1$ flui pelo resistor de saída definido como R2, dando a tensão de saída de
$V_{OUT} = V_{REF}\left(1+\frac{R2}{R1}\right) + I_{ADJ}R2$ 

A figura abaixo mostra um exemplo de circuito utilizando os dados da equação anterior para uma fonte regulável de 1.2 até 37V.
Por exemplo, vamos supor que R2 está na posição de 2kOhms. De acordo com o que foi explicado, calcula-se $I_{ADJ}$ da seguinte maneira:

$I_{ADJ} = \frac{1.24}{R1} = \frac{1.25}{240}=0.0052$
Logo, a tensão de saída será:
$V_{OUT} = 1.25\left(1+\frac{2000}{240}\right) +0.0052\times2000=22V$

Obrigado pela sua atenção. Se você tiver dúvidas não deixe de comentar.

37 comentários:

  1. Olá Claudio,
    Estou interessado em montar uma fonte de corrente constante para acionar um Led de potência cuja tensão de funcionamento é de 3,3 volts. Gostaria de usar o CI LM317. Você tem um esquema de fonte com esse CI que forneça 3,3 volts na saída e 25o mA de corrente?
    A fonte que alimentará este circuito fornece 25 volts DC.
    Luiz
    luiz.pinheiro@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo,
      Você não precisa de fazer um regulador apenas para alimentar um LED. O circuito fica mais simples e barato se você utilizar apenas um resistor para limitar a corrente.

      Veja a matéria Como calcular resistor para LED. Talvez isso possa ajudá-lo. Se precisar continue postando!

      Obrigado.

      Excluir
  2. Olá Claudio.
    Estou precisando montar um circuito com LM317 para alimentar com 14/18V uma Chave Diseqc com diversos LNBFs conectados, com uma corrente total de 1,2 A. Ela teria uma fonte própria de cerca de 20,0 V e seria controlada pela saida do receptor de parabólica (14/18V). Desse modo todo o consumo ficaria em cima do LM317 e sua fonte, preservando a saida do receptor que possui um limite máximo de consumo de 250MA. Agradeço qualquer dica. Obrigado. Gerson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gerson,
      Acredito que a solução para seu problema é bem simples. Vc pode utilizar o LM317 (Para uma corrente de 1.5A) ou o LM338 (Para uma corrente de 5A). Como a corrente final de consumo da chave Diseqc é de 1.2A que está bem próximo de 1.5, recomendo o uso do LM338 para garantir.

      Além disso, tenho uma ideia para o controle da alimentação da chave a partir da saída do receptor. A base é a mesma do circuito acima com um transistor extra. Em breve posto o diagrama.

      Obrigado pelo comentário.

      Excluir
  3. OK Claudio...
    Obrigado pela atenção (e rapidez da resposta).O receptor em questão é projetado para 1 LNBF (cerca de 180 MA). Com a facilidade das chaves Diseqc podemos ligá-los a vários satélites mas com possibilidades de danos ao varicap ou fonte do mesmo. Isolando o consumo dos LNBFs em uma fonte externa, posso deixar o receptor apenas para decodificar o sinal.Novamente, obrigado. Gerson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo,

      Fiz os cálculos para a sua fonte. Desenhei o circuito e você pode conferir aqui: Fonte com controle Liga/Desliga(LM338). Espero que tenha ajudado. Se precisar de algo mais continue comentando.

      Obrigado.

      Excluir
    2. Ok Cláudio
      Vou montar esta semana num módulo fechado, pois preciso separar a radio-frequência do DC e não quero perdas nem ruido no sinal. Bem bolado o transístor, pois isola a entrada de tensão que vem do receptor.Aguarde notícias. Muito obrigado. Gerson

      Excluir
    3. Ok. Lhe desejo sorte. Estarei esperando sua resposta ansiosamente.

      Obrigado.

      Excluir
  4. Claudio, excelente blog!
    Rapaz, precisava MUITO da sua ajuda.
    É o seguinte, estou fazendo um circuito regulador de tensão para motores cc. Preciso de uma tensão variante até 24v. Usei praticamente a mesma coisa que você usou, porém na fonte estou usando uma fonte de notebook 24v, no R1 220 e no C2 10uf.
    Porém só estou tendo uma saída de 7,5v.
    Pode me ajudar com isso? Sabe o que posso alterar para chegar ao valor esperado?
    Eu simulo no proteus e tenho uma saída de 18v. e isso até serviria para mim.
    Ps. Estou usando o LM317

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo. Isso é estranho pois o regulador devia estar funcionando como previsto. Este regulador tem corrente máxima de operação de 1A e a superação da corrente pode causar defeito no regulador. Você está ligando o motor CC diretamente? Vc sabe qual o consumo do motor quando com carga? Isso é muito importante para ser observado, pois se a corrente do motor ultrapassar 1A o regulador pode queimar.

      Se vc puder dar mais detalhes sobre a sua aplicação poderei ajudar melhor. Esse é um motor CC comum?

      Excluir
  5. olà Estou a escrever de Portugal .Estou a fazer um televisor mecanico com disco de nipkow .Acontece que é importante o Sincronismo e requer uma alimentação de 12 voltes a corrente constante, e o sequema que tenho não regula a velocidade do disco. O circuito é com o lm317,e vem em NBTV ,clube ingles para os aficionados deste televisor dos anos 1905/1920 .Tenho 80 anos Muito Obrigado Marcelo Jorge

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcelo, me desculpe pela demora da resposta. O final do ano é um pouco agitado e algumas coisas acabam ficando sem atenção. Por favor, me perdoe. Para respondê-lo preciso de mais algumas informações. O regulador alimenta diretamente um motor de 12V? Você sabe qual é o consumo em corrente do equipamento que deseja alimentar?

      Fiquei surpreso quando disse sobre a sua idade. Também espero atingir uma longevidade como a sua. Parabéns!

      Excluir
  6. Até agora ,por certo por falta de tempo.Espero que me deem um,a ajuda .Obrigado Marcelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o LM317 tem uma capacidade de corrente máxima de 1.5A. Se a corrente ultrapassar essa corrente limite haverá uma queda de tensão e a "carga" (provavelmente o motor da TV) não vai rodar na velocidade de sincronia. Se puder fornecer um pouco mais de informação talvez eu possa acertar melhor o problema.

      Excluir
  7. muito obrigado pela resposta. Julgo que conhece o televisor mecânico desenvolvivo por Nipkon por volta de 1900. Estou a fazer um por curiosidade, mas como necessito de sincronismo, o esquema que eles indicam com as indicações que la vem, não funciona. O motor em 12V, é 120mA. O circuito em que funciona é alimentado por 6V, são 65mA. Estes são os dados possíveis, o meu mail se for caso disso é marcelojp@sapo.pt. Muitíssimo obrigado. fico a espera das suas notícias.
    abaixo mando o link de NBTV camara-monitor (assembly)
    http://www.nbtv.wyenet.co.uk/cam-mon.htm

    Marcelo Jorge

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcelo,
      Achei muito interessante este projeto de TV. Acho que vou fazer deste assunto uma matéria especial em meu site. Assim, abri um espaço ao qual poderemos discutir sobre esse assunto mais em específico. Acesse a página Construa uma TV de Nipkow. Você poderá continuar fazendo seus comentários a partir de lá.

      Com relação a sua dúvida, poderia me dizer oque não funciona? Pelo que observei até agora o sincronismo da TV é feito manualmente aumentando ou diminuindo as rotações do motor. Você está montando a partir do esquema do site que me enviou?

      Excluir
  8. Obrigado pela resposta .O sincronismo obtido manualmente,com uma fonte em tensão ,obriga a uma constante sintonia para obter as 750 rtm necessárias .Segundo o projecto do clube NBTV que agrega os entusiastas do televisor de NIPKOW .este esquema alimenta em corrente constante ,fazendo um controlo quási perfeito .Montei-o mas não altera a velocidade Eles tem feito tudo para resolver alterando os valores das resistencias, mas sem resultado Na sua nova página vou tentar colocar o esquema .Obrigado Marcelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcelo,
      Me desculpe pela demora. Eu gostaria de atender mais ao BLOG mas tenho outras tarefas que me impedem de fazê-lo.

      Bom, não montei o circuito ainda. Acredito que deveria ter funcionado uma vez que este é um circuito típico para controle de corrente. De forma prática, um circuito de controle de corrente aplica uma tensão variável sobre a carga na tentativa de manter constante a corrente.

      Mudar a corrente do motor não significa que ele vá produzir exatamente as RPMs que você deseja. O problema é que pode existir um parâmetro extra, chamado de carga de eixo, que pode estar influenciando o ponto de velocidade que você quer atingir. Vamos supor que vc forneça 500mA para o motor e ele produza 3000RPM. Se vc colocar os dedos no eixo a velocidade vai cair para 1200RPM por exemplo mesmo que vc mantenha 500mA. Para aumentar novamente para 3000RPM vc deve aumentar a corrente. Talvez seu motor já esteja no limite (por causa da carga do eixo) e o circuito não esteja conseguindo compensar.

      Eu sugiro um sistema em malha fechada para garantir um controle exato dos RPMs do motor. Este sistema é feito por um circuito que lê as rotações do motor e aplica mais ou menos corrente para diminuir a diferença entre uma rotação de referência e a rotação real do motor.

      Excluir
  9. Olá Desculpe-me do tempo que lhe retiro ,mas os colegas ligados á electronica--trabalhei na fabrica Standard Electrica 42 anos,já cá não estão ou um ou outro parou no tempo,e não posso contar com eles Daí a minha busca na net,e te-lo encontrado foi uma benesse .Como não sei colocar o esquema aqui nas páginas,pedia-lhe ,se possivel o visse em " NARROW-BANDWITH TELEVIION ASSOCIATION" CAMARA MONITOR ASSEMBLY CHAPTER 17 - improved speed control e me desse a sua opinião. O motor trabalha em 12 v e em carga com o disco vai aos 120 mA:Espero a sua resposta .Muito obrigado Marcelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou quase entrando de férias. Eu gostaria de trabalhar um pouco no projeto da TV de Nipkow para a nova página que acabei de abrir. Convido-lhe a acompanhar de tempos em tempos as atualizações.

      Excluir
  10. Sr Claudio Tem ,vê-se ,imenso trabalho para atender tantas perguntas.Não seria portanto justo pedir-lhe esta ajuda .Mas fico á espero, pois não posso continuar sem este problema resolvido.Se não puder vou tentar ,talves numa faculdade,na cadeira de electronica .Muito obrigado Marcelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu agradeço pelo seu interesse. Sempre que precisar de ajuda não exite em lançar suas perguntas aqui. Peço desculpas por não conseguir responder em tempo hábil.

      Excluir
  11. Sr .Claudio Se me pudesse fazer o esquema que alvitra de malha fechada eu agradecia.Esperimentava ,porque,embora com dificuldade porque fui operado á mão direita,com esforço tudo se faz .Não conheço ,mas não há nada como esperimentar.O motor ás 750 rtm necessárias para fazer scaner ,com os 6 v.consome 120mA .O eixo roda em rolamentos de esferas,com um atrito minimo,e carga constante(disco de aluminio perfurado com 120gramas) .Se não tiver tempo para me responder desejo-lhe e a todos os seus UM BOM NATAL Marcelo Jorge

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que estou entendendo melhor. O senhor possui um equipamento já pronto? Ele já funcionou alguma vez? Estas respostas podem me dar uma boa ideia.

      Excluir
  12. Sr.Claudio Os sistemas mecânicos(emissor e receptor)estão montados e a funcionar + /- .A parte electronica tem os integrados montados para o receptor ,com os kits comprados no clube ingles NBTV,mas ainda,em afinação com alguns problemas com falta de alguns componentes que serão comprados em Lisboa (moro no Estoril-Cascais) porque os kits comprados no clube tem os CIRC.IMPR.e os componentes mais importantes(circuitos integrados,fotodiodos,leds IR etc..O emis. está preso pelo circuito de alimentação em corrente constante, como já referi.Os discos não ficaram em condições .Vou fazer outros ou compra-los no clube em Inglaterra,porque as furações são de grande precisão e a minha mão operada não o permite .Espero ter explicado a posição desta aventura Tenho fotos do equipamento,mas não sei se é possivel aqui colocar. Os 80 annnoosss ,mas vou andando razoavelmente neste novo mundo para mim .Mais uma vez muito obrigado pela sua dispunibilidade Tem o meu mail,que poderá utilizar se assim o entender,e que em resposta lhe darei a posição com mais detalhe do que já está feito Mais uma vez obrigado Marcelo Jorge

    ResponderExcluir
  13. Sr.Claudio e todos os participantes neste dialogo desejo um BOM NATAL com as vossas Familias e Amigos

    ResponderExcluir
  14. Estou montando uma fonte com o LM338k. A tensão de saida esta funcionando bem de 1,5 a 30 V. Porém, a corrente de saida nao passa de 200 mA. O que pode estar errado, visto que o transformador esta bem dimensionado bem como a ponte de diodos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alexandre,

      Realmente essa corrente pequena não é um bom sinal de funcionamento. Você deve prestar bastante atenção na pinagem do CI. O CI pode queimar mesmo se você ligar incorretamente apenas uma vez. Você já experimentou colocar outro idêntico no lugar? Você verificou se o CI está aquecendo muito? Estas são coisas que você pode investigar para descobrir oque está errado.

      Para maiores esclarecimentos consulte o Datasheet: http://www.ti.com/lit/ds/symlink/lm138.pdf

      Se precisar de mais ajuda continue postando.

      Excluir
  15. Olá, tenho uma fonte de 5v queria saber se tem como controlar a tensão de saída de 0 até 5v, obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Martello,
      Não garanto que a fonte regulada consiga fornecer a tensão limite de 5V. Pode ser que a regulação fique numa faixa de 0-4.2V, por exemplo. O correto é fornecer uma tensão um pouco maior, visto que sempre há perdas, para que se consiga a faixa exata de 0-5V.
      Experimente montar o circuito e faça o teste. Use uma protoboard para acelerar a montagem. Se funcionar, por favor, poste aqui. Se tiver mais dúvidas continue postando.

      Excluir
  16. Oi, preciso de uma fonte com tensão de saída em 4,2V (valor fixo), e seleção de corrente entre os valores 700/800/900/1000mA. O LM317 serviria para tal projeto (lembrando que a tensão terá valor fixo)?

    ResponderExcluir
  17. oi claudio bom dia, sera que poderia me ajudar preciso de um esquema eletrico de um circuito de fonte regulada com LM317 para 5A (variavel de 0 a 15v).

    ResponderExcluir
  18. Ola, Gostei muito de seu projeto, gostaria de montar uma fonte assimétrica de +0 - 30Volts e -0 - 30Volts com ajuste de corrente 0-5 A. O que voce me recomenda?
    Talvez algumas alterações nesse projeto seu?

    ResponderExcluir
  19. Os fabricantes sugerem a utilização de R1 = 240Ω
    VREF é a tensão de referência (1,25V) que o circuito interno do regulador
    mantém constante entre os pinos de Ajuste e Saída.
    IADJ (100uA Max.) é a corrente que o circuito interno do regulador provê para o
    circuito externo de polarização...
    A IADJ não é calculada... É um parâmetro dado pelo fabricante (no datasheet varia de 45micro - padrão à 100micro - máximo)...
    IADJ Adjustment Pin Current 45 100 μA
    http://pdf1.alldatasheet.com/datasheet-pdf/view/8619/NSC/LM317.html

    ResponderExcluir
  20. olá bom dia, parabéns pelo blog e pela iniciativa de ajudar outras pessoas. pois bem gostaria de sua ajuda, pois estou fazendo duplicador de saidas de uma fonte tipo (medusa) pois bem a fonte que vou usar e de 12v 1a e estou tentando fazer com lm317 que tenha 8 saidas com 9v 300ma teria como fazer este circuito? desde já te agradeço se puder me ajudar aqui esta meu email. cleberdinis@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  21. boa noite
    Gostaria de um esquema com dois reguladores de tensao lm317 e lm338, se possivel Obrigado

    ResponderExcluir
  22. Boa tarde, alguém saberia dizer se o Lm338T pode ser usado em fonte fixa? sem a necessidade de um resistor ajustável?

    ResponderExcluir

Comente aqui sobre esta matéria.