segunda-feira, 23 de abril de 2012

Fonte Simétrica Regulável

O circuito desta fonte simétrica regulável possui proteção contra curto circuito na saída e tem excelente estabilização. Este esquema de fonte simétrica possui as polaridades negativa e positiva com um terminal neutro central.

O terminal positivo tem sua tensão de saída regulada pelo circuito integrado regulador LM317. Você pode conhecer mais detalhes sobre este regulador em minha matéria Circuito com LM317. O circuito de saída foi desenvolvido para fornecer uma tensão regulável e controlável a partir do potenciômetro $P_1$ que fornece uma saída na faixa de 1.3V até 32V.

Os transistores Q2 atua como bomba de corrente para melhorar o desempenho do circuito para ser capaz de fornecer uma corrente de até 3A. No terminal negativo tem o circuito integrado LM337 para regular a saída e tem características semelhantes ao LM317 distinguindo se apenas pela operação na polaridade inversa. Assim como na saída positiva, a saída negativa também conta com um transistor, Q3, atuando como uma bomba de corrente tornando o sistema capaz de fornecer até 3A de saída na tensão negativa. A ponte de retificação é construída utilizando se 4 diodos 1N5404 e o transformador tem secundário de 24 + 24 V com 3 A. Os transistores de potência e CIs devem ser montados em bons radiadores de calor. O autor tem está fonte em sua bancada funcionando satisfatoriamente a mais de 3 anos.

13 comentários:

  1. Caro amigo, espero q tudo esteja bem.
    Gostaria de saber ô pq de não haver um capacitor simétrico ao C7 de10 microF.
    Gostaria ainda de saber se a Tensão pode passar dos 30 V, pq tem capacitores com Tensão de 25 V.
    Os alunos no Laboratório me perguntaram.
    Abraço. Andre - "anddcardoso@gmail.com" -

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá André,

      Este circuito, da parte do regulador, foi copiado quase diretamente do Application Notes do Datasheet original dos reguladores LM337 e LM317. A diferença é com relação aos transistores adicionais TIP que funcionam como bombas de corrente.

      Eu não sou o projetista deste circuito. Com relação ao capacitor C7, acredito que o projetista ou cometeu equívoco, ou colocou aleatoriamente. No Application Notes este capacitor é aplicado quando a distância do regulador e a alimentação é de 10cm. Se não for este o caso, não é necessário nem o C7. Caso contrário C7 é necessário e outro par oposto.

      Acredito que a tensão de alimentação pode ultrapassar os 30V (mas não muito, veja o datasheet do LM317/LM337) se os componentes forem modificados adequadamente. Ou seja, troca dos capacitores. Avaliar a tensão de trabalho dos transistores e reguladores, etc...

      Excluir
  2. Qual o valor do capacitor da trilha GND (o que está sem informação, no final do circuito)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amigo,

      Parece um capacitor, mas apenas é outra forma de representação do ground (GND).

      Obrigado pela sua pergunta.

      Excluir
  3. AMIGO,POSSO USAR APENAS A PARTE NEGATIVA DESTA FONTE PARA ALIMENTAR UM CIRCUITO E MESMO ASSIM TEREI OS 3A DE SAIDA ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vagner,

      Usar somente uma polaridade vai fazer com que toda a capacidade de corrente passe por somente um ramo. Note que o limite dor circuito é de 3 Amperes. Então, visto que há perdas, é provável que consiga algo entre 2 e 3 Amperes.

      Obrigado!

      Excluir
  4. Olá, bom dia.
    Parabéns pelo Blog.
    Gostaria de informar que os capacitores C5 e C8 estão com os terminais invertidos nesse desenho.
    Como a tensão é negativa, o terminal positivo do capacitor tem que estar no ground, como C7 e C6.
    Espero ter ajudado.
    Abçs

    ResponderExcluir
  5. bom dia por gentileza poderia me informar se pode colocar um transformador que tem 5amperes, muito obrigado.

    ResponderExcluir
  6. As diferenças entre valores de componentes estão corretos? Me chamou atenção R1,R2,P1 e P2 diferentes, alem da falta do eletrolitico ja citado.

    ResponderExcluir
  7. Capacitores e resistores devem ser do mesmo valor tanto na parte do +B como do -B Tem Cap.Eletr. que estão com polaridade invertida. São talvez erros desapercebidos,mas para os que ainda estão iniciando na eletrônica,esses "erros",no desenho do esquema pode causar o "estouro"dos capacitores eletrolíticos da fonte. No mais eu montei e ficou muito boa.

    ResponderExcluir
  8. execelente circuito, poderiam adicionar um controle limiter de corrente, ia ficar lindu ;-)

    ResponderExcluir

Comente aqui sobre esta matéria.